Projeto Circulatrilho promove formação sociocultural em Mariana

Mariana,
22 de Julho de 2016

Com poucas alternativas de cultura e lazer, especialmente para crianças e estudantes da rede pública, a comunidade de Mariana encontra um espaço para entretenimento, educação e diversão na Estação Ferroviária da cidade. O projeto Circuito Criativo Circulatrilho oferece a Praça Lúdico-Musical, espaço com brinquedos e parquinho, e a Biblioteca Comunitária que recebe crianças para atividades educativas.

Alunos das escolas locais visitam semanalmente à estação para participar de ações de educação patrimonial e formação sobre temas variados, como cultura africana e folclore. Nesse sentido, são estabelecidos diversos debates acerca de questões sociais importantes, como representação e identidade das minorias, abordagem que vai de encontro à defasagem na promoção do reconhecimento de temáticas pouco instauradas na educação básica brasileira.

Crianças entre 5 e 12 anos, provenientes das escolas estaduais Profª Sta. Godoy, Dr. Gomes Freire e Dom Benevides, além das municipais Monsenhor José Cota, Morro Santana e Instituto Getsêmani, participam de atividades como cineminha, oficinas de fuxico, colcha de retalhos, estandarte, dedoches, tangram, produção e reciclagem de brinquedos, contação de histórias, saraus e gincanas, conforme o conteúdo dos assuntos abordados.

As turmas das escolas visitantes são compostas por 15 a 25 alunos. Entre os meses de abril e junho, o espaço recebeu 31 visitas. No primeiro mês, cerca de 283 estudantes visitaram a Estação e participaram das atividades do projeto Circulatrilho. Já entre maio e junho, 219 compareceram ao local. Apesar do enfoque socioeducativo básico, os moradores também podem usufruir do espaço. A estação é um dos principais locais de lazer no centro da cidade e, por isso, muitos a utilizam para consulta de livros, leituras de jornais e revistas, e participação das atividades propostas.

O Projeto é a continuação das atividades culturais do Trem da Vale, encerrado em abril de 2015. Hoje ele é coordenado pela Universidade Federal de Ouro Preto, gerido pela Fundação Educativa de Ouro Preto (FEOP), e busca parcerias com outros interessados no benefício a comunidade. A Estação Ferroviária de Mariana fica na Avenida Manuel Leandro Corrêa, 135, Centro. Está aberta de quarta a domingo, de 9h às 17h.

Projeto Circulatrilho promove formação sociocultural em MarianaProjeto Circulatrilho promove formação sociocultural em MarianaProjeto Circulatrilho promove formação sociocultural em MarianaProjeto Circulatrilho promove formação sociocultural em MarianaProjeto Circulatrilho promove formação sociocultural em MarianaProjeto Circulatrilho promove formação sociocultural em MarianaProjeto Circulatrilho promove formação sociocultural em MarianaProjeto Circulatrilho promove formação sociocultural em MarianaProjeto Circulatrilho promove formação sociocultural em Mariana
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook