Lama invade casas e ruas em Bandeirante, distrito de Mariana

Mariana,
03 de Novembro de 2017

Com a forte chuva do fim de semana (28 e 29) obras de um loteamento e da mineradora Samarco causaram transtorno a moradores, no aniversário de dois anos do desastre de Fundão

Num sinal de mal agouro, dois anos após o desastre de Fundão, moradores de Bandeirantes, distrito de Mariana, tiveram as casas e as ruas invadidas pela lama na tarde domingo (29) após as fortes chuvas no final de semana. Dois pontos foram atingidos por motivos diferentes. Um, devido obras de infraestrutura do loteamento Novo Horizonte e o outro, devido obra de implantação de torres de transmissão da mineradora Samarco. A Prefeitura de Mariana já realizou a limpeza do local.

Os residentes do distrito contam que já temiam o ocorrido, já que há cerca de 90 dias a empresa Bandeirantes Incorporações Participações Imobiliárias, responsável pelas obras no loteamento, iniciou a terraplanagem para construção de um residencial. Com as fortes chuvas, a lama invadiu algumas casas e parte das ruas do Centro do distrito. De acordo com a empresa, não houve deslizamento de terra, mas sim a obstrução da passagem de água em uma manilha, que acabou se rompendo, atingido algumas casas que ficam abaixo do loteamento.

Já em outra área, na chegada do distrito, uma obra de implantação de torres de transmissão da mineradora Samarco causou uma enxurrada que também atingiu algumas casas. A lama derrubou um muro, arrancou um portão e enlameou uma piscina.

Indignados, alguns moradores fecharam a rua na manhã da segunda-feira (30) para protestar e chamar a atenção das autoridades. Já no finalzinho da manhã a Prefeitura de Mariana iniciou os trabalhos de limpeza das vias, disponibilizando maquinário e mão de obra. Já no período da tarde, representantes da Secretaria Adjunta de Serviços Urbanas (SASU) Defesa Civil, além dos secretários de obras, Fábio Vieira, e da Defesa Social, Braz Azevedo, se reuniram com moradores do distrito de Bandeirantes e responsáveis pelo loteamento Novo Horizonte. A reunião teve como objetivo encontrar soluções viáveis para resolver os problemas acarretados pelo rompimento da rede pluvial do loteamento, que ocasionou a entrada de lama nas casas localizadas próximas ao empreendimento.

De acordo com o secretário de Obras, Fábio Vieira, os responsáveis pelo loteamento farão de imediato um abaulamento para dentro do espaço e uma canaleta maior do mesmo lado para facilitar o escoamento de águas pluviais. Além disso, será construída uma barragem de terra para reter o barro. “A princípio serão feitas essas obras, pois a solução definitiva será a pavimentação. Vamos conferir toda a documentação do empreendimento e notificá-los e, se preciso, penalizá-los. O principal é manter a segurança e integridade dos moradores”, destacou.

A empresa responsável pelo loteamento está realizando todo o trabalho de limpeza. Para minimizar os danos, a Prefeitura tem dado suporte às famílias no que é necessário.

A Prefeitura de Mariana esclarece que os membros da Defesa Civil já fizeram todo o levantamento de perdas dos moradores e comunica que a empresa arcará com todos os danos causados pela falha da rede.

Já a Samarco, afirma que a área das obras foi vistoriada pela empresa juntamente com o executivo e que na ocasião ficou constatado que os problemas de drenagem pluvial encontrados na área não decorriam da abertura de uma estrada para instalação de torre de energia. Segundo a mineradora, as conclusões dessa vistoria constam no relatório protocolado na prefeitura de Mariana

Lama invade casas e ruas em Bandeirante, distrito de Mariana - Foto de Raissa Alvarenga Lama invade casas e ruas em Bandeirante, distrito de Mariana - Foto de Raissa Alvarenga Lama invade casas e ruas em Bandeirante, distrito de Mariana - Foto de Eliene Santos
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook