Lançamento de livro celebra os 300 anos de Ouro Preto

Ouro Preto,
06 de Julho de 2011

Para comemorar os três séculos de fundação de uma das mais importantes cidades brasileiras, a Prefeitura Municipal de Ouro Preto promove o lançamento do livro Ouro Preto – Cidade em Três Séculos | Bicentenário de Ouro Preto, Memória Histórica (1711 – 1911). O evento acontecerá no dia 7 de julho, às 20h, no Grêmio Literário Tristão de Ataíde (Rua Paraná, 136 – Centro). Publicado pela Agência de Desenvolvimento de Ouro Preto (Adop) e pela Editora Liberdade, a obra foi idealizada e desenvolvida pela pesquisadora Maria Francelina Ibrahim Drummond e inclui a reedição do Bicentenário de Ouro Preto; Memória Histórica (1711-1911), considerado a primeira e única edição comemorativa dos 200 anos da fundação de Vila Rica.

Para especialistas, o Bicentenário de Ouro Preto; Memória Histórica, representa a primeira publicação relevante a defender a guarda e a conservação do patrimônio histórico material e imaterial de Ouro Preto. Foi organizada pelo escritor, pesquisador, advogado, jornalista e político Nelson de Senna, que nasceu no Serro (MG), em 1876. Reúne matérias de intelectuais da época sobre história, geologia, educação, religião, arte, literatura e arquitetura de Ouro Preto nos séculos XVIII e XIX.

Além de todo o texto original do Bicentenário atualizado, a nova publicação inclui um ensaio sobre a cidade e uma linha do tempo com registros dos acontecimentos marcantes dos últimos 100 anos. O prefeito Angelo Oswaldo foi convidado para gravar um depoimento especial sobre os principais fatos que motivaram o evento histórico realizado em 1911. Seu relato gerou um vídeo legendado, com sete minutos de duração, que, juntamente com fac-símile da edição original de 1911, integra um CD-ROM que acompanha a obra a ser lançada.

Para Francelina, o livro deverá constituir-se em uma importante fonte de referência da cultura da antiga capital de Minas Gerais, contribuindo para estudos, pesquisas e ações em favor da preservação da identidade, da memória e do patrimônio nacional: “O Bicentenário de Ouro Preto; memória histórica, teve a primeira e única edição de 1911 para a comemoração dos 200 anos da fundação de Vila Rica, e tornou-se um livro raro, muito citado e pouco lido”, salienta a pesquisadora.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook