Manifestações marcam um ano da tragédia de Bento Rodrigues

Mariana,
11 de Novembro de 2016

No dia 5 de novembro (Sábado) a tragédia da Barragem de Fundão, em Mariana completou um ano. Várias ações foram organizadas no município como protesto ao ocorrido.

Dois manifestos paralelos ocorreram no sábado (5). O primeiro foi do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), que em apoio às vítimas, promoveram debates sobre saúde e direitos humanos. O grupo saiu de Regência (ES) na no dia 31 de outubro e percorreu 700 km até chegar a Mariana. Em Bento Rodrigues, cerca de 400 pessoas, entre eles moradores e manifestantes, participaram de um protesto. Houve culto religioso, encenação com pessoas sujas de lama para relembrar o drama vivido pelas vítimas e também 19 pessoas carregaram cruzes para homenagear os trabalhadores e moradores que morreram na tragédia.

O segundo protesto ocorreu na Praça da Sé, no Centro da cidade. Idealizado pelo movimento Justiça Sim Desemprego Não, os manifestantes destacaram a importância da mineradora para a cidade, enfatizando que a cidade precisa da mineração, mas uma mineração responsável. “As autoridades competentes que apurem e punam os culpados, isso não nos compete. O que nos cabe é lutarmos pelo destino de Mariana. Não podemos aceitar mais tanto desemprego. Precisamos ir às ruas e falarmos o que queremos, pois se não eles farão o que quiserem. Querendo ou não querendo somos todos vítimas, está respingando lama em todos nós. Precisamos nos unir, lutar por todos que sofrem,” se emocionou a manifestante Maria Helena durante a palavra livre do evento.

A partir de agora, a região do antigo Bento Rodrigues servirá de contenção aos rejeitos. O local vai ser inundado para a construção de um dique que deve conter os rejeitos que ainda estão espalhados na área da barragem que se rompeu. Já para o novo Bento, de acordo com a Fundação Renova, que coordena as ações de reparação nas áreas atingidas, a previsão para o início da construção é o início de 2017.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook