Prefeitura de Itabirito realiza grande feira de adoção de animais adultos

Itabirito,
11 de Novembro de 2016

Evento será realizado no dia 13 de novembro e todos os cães estão castrados, vacinados e vermifugados

Se você está pensando em adotar um animal de estimação, chegou o momento certo. A Prefeitura de Itabirito realizará, em parceria com a Ong Vidanimal e Nutrito Agropecuária, no próximo domingo, 13, uma grande feira de adoção com os animais adultos do Centro de Recolhimento de Animais (CRA). O evento será realizado das 09h às 12h na Nutrito, localizada na Rua Belo Horizonte, nº 154, bairro Bela Vista.

Cerca de 30 cães, todos de porte pequeno e personalidades diversas, estarão na feira aguardando uma adoção responsável. Todos estão castrados, vacinados e vermifugados e, a maioria deles, possui histórias tristes de abandono. Para adotar, basta levar documento de identidade e comprovante de endereço.

As vantagens de adotar um animal adulto

Muitas pessoas acreditam que existe uma dificuldade maior na adaptação de um animal adulto e preferem a adoção de filhotes. No entanto, os especialistas elencam uma série de vantagens dos cães já crescidos. “Os animais adultos já têm uma personalidade formada. Assim, você consegue saber, por exemplo, se são calmos ou agitados, se gostam ou não de crianças, se latem para estranhos, entre outras características. Dessa forma, é possível escolher um animal de acordo com o perfil do tutor e da casa”, explica a veterinária e diretora do canil, Ana Liz Bastos.

Outra vantagem é que os cães adultos dão menos trabalho em relação aos filhotes. “O cão adulto dificilmente vai chorar durante a noite ou comer todos os objetos que encontrar pela frente, pois o dente já cresceu. Eles também são mais independentes e requerem menos atenção e cuidados do que um filhote”, reforça Ana Liz.

Sucesso Comprovado

O itabiritense Alexandre Sampaio, por incentivo de sua filha Júlia e de toda a família, resolveu adotar uma cadela adulta. Com seis anos, cinco vividos no canil municipal, Magricela, como continua sendo chamada, já está adaptada na nova casa em pouco mais de um mês. “O que mais nos surpreendeu foi a capacidade da Magricela em aceitar comandos, mesmo tendo vivido há anos em um canil. Ela apreendeu rapidamente onde fazer xixi e cocô, onde comer, onde dormir e onde pode, ou não, entrar. Acredito até que seja em razão do outro cachorro, mas é surpreendente como ela aprendeu rápido”, explica Alexandre.

Alexandre diz que já pensava em adotar um animal adulto, mas estava esperando o momento certo. “Nossa intenção sempre foi adotar um cão adulto em razão da dificuldade que eles têm de serem adotados. Os filhotes sempre têm mais chance”, pontua. Para ele, a experiência foi mais do que bem sucedida. “Nós recomendamos a adoção de um cão adulto porque, em razão das dificuldades que já passaram, são muito receptivos e carinhosos. Além disso, a sensação de saber que você pôde melhorar a vida de um ser indefeso é indescritível. O cão adotado sabe que você foi o responsável por tirá-lo do sofrimento e, instintivamente, demonstra e retribui. É muito gratificante”, finaliza.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook