Mariana comemora 321 anos e volta a ser capital de Minas Gerais

Mariana,
07 de Julho de 2017

Governador Fernando Pimentel e o prefeito Duarte Junior “Du” presidem a cerimônia na Praça Minas Gerais

Mais bela que outrora, ela iria ressurgir. Ressurgir de uma história que começou aqui, há 321 anos. Terras das primazias e inúmeros varões. Berço de grandes artistas, poetas e escritores. A cidade Primaz das Gerais, que atrai olhares por suas belezas naturais e civis será mais uma vez a casa dos mineiros. É dia de comemorar! É dia de voltar a ser a Capital de Minas. É dia de Mariana, primeira vila, cidade e capital do Estado. Para marcar esta data especial, que também marca o aniversário da cidade, solenidades religiosas e cívicas, com homenagens, e um festival de atrações artísticas e culturais acontecem em Mariana.

A cidade se desperta ao som dos sinos às 9 horas do dia 16 de julgo para celebrar, no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, a missa solene em honra à padroeira. Com devoção e fé, moradores se unem às autoridades em orações na cerimônia que remonta uma tradição secular. Em seguida, acontece a sinfonia dos sinos, que soam por 10 minutos em homenagem a cidade Primaz das Gerais, fundada em 1696 pelos bandeirantes paulistas em busca de ouro, e que fizeram deste o primeiro núcleo urbano politicamente organizado.

Após a celebração religiosa, o público é convidado a participar da cerimônia cívica oficial do “Dia do Estado Minas Gerais”, assim denominada para lembrar todas as regiões mineiras, que acontece às 10h, na Praça Minas Gerais. O governador Fernando Pimentel e o prefeito Duarte Junior “Du” presidem a cerimônia. Na ocasião, personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do estado serão agraciados com a comenda do “Dia de Minas”. Na cerimônia, o governador passará em revista a tropa da Guarda de Honra da Polícia Militar de Minas Gerais.

Atrações culturais - O dia 16 de julho é aniversário de Mariana, que comemora 321 anos. Para marcar esta data, atrações artístico-culturais irão movimentar o fim de semana na cidade. No sábado, 15, a Praça da Sé será palco para que as 11 bandas de música de Mariana apresentem seus tradicionais dobrados e músicas populares no Encontro de Bandas de 2017, uma realização da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio.

O evento tem como objetivo preservar e difundir a tradição das bandas de música na região. As bandas chegarão a Praça em desfile individual, para, às 14h, iniciar as apresentações, onde cada uma apresentará três músicas. Para encerrar, acontecerá o tradicional bandão.

No domingo, 16, a Praça Gomes Freire será palco para os artistas locais. Às 16h teremos Chorinho na Praça com o Grupo 13 Cordas e Gisele Couto. Em seguida, às 20h30, teremos um show com Clérisson Araujo. As atrações serão abertas ao público.

Sobre o dia de Minas Gerais - Instituída em 19 de outubro de 1979, a partir da sanção da Lei 7.561, pelo governador Francelino Pereira, a celebração do “16 de julho” como o “Dia do Estado de Minas Gerais” é iniciativa do ex-prefeito e acadêmico Roque Camêllo (in memoriam). A ideia foi lançada em 1977, na sessão alusiva ao 281º aniversário de Mariana. Com o apoio do então presidente da casa, o historiador Waldemar de Moura Santos, dos acadêmicos, autoridades municipais e comunidade, Roque Camêllo encaminhou a proposta ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa. Com base em razões históricas identificadas e pelas diversas primazias de Mariana, especialmente por ter sido o primeiro núcleo urbano organizado, instituiu-se ao dia “16 de julho” como o “Dia do Estado de Minas Gerais”. A comemoração foi instituída em 1979 pela Lei Estadual 7.561. Neste dia, Mariana volta a ser a principal cidade do estado, e conforme determina o artigo 256 da Constituição Mineira, com a transferência da capital para o município.

Mariana comemora 321 anos e volta a ser capital de Minas Gerais
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook