Mariana comemora dia do livro com biblioteca pública recheada obras raras

Mariana,
28 de Outubro de 2016

As bibliotecas municipais, além de ser um local de preencher seus conhecimentos, é também um lugar de memórias.

No dia 29 de outubro comemora-se o Dia Nacional do Livro e não há lugar melhor e mais calmo de aprofundar seus conhecimentos e saber um pouco mais de nossa história, do que a Biblioteca Municipal Benjamim Lemos.

Localizada bem próxima a Praça Gomes Freire, a biblioteca municipal disponibiliza há mais de 30 anos um acervo de quase 20 mil livros de literatura estrangeira, brasileira, acervos infantis e obras raríssimas, como a de Salomão de Vasconcelos, adquiridas recentemente vindas do arquivo da escola Padre Avelar. Salomão e sua família são personalidades que dedicaram sua vida a estudar e retratar a história da cultura local.

Este novo acervo, datado do século IXX, tem vários outros integrantes da família Vasconcelos, como Décio, Silvio e Branca de Vasconcelos, e conta em ricas palavras grande parte da história da Vila Rica.

Segundo o professor de história Fernando Antônio Maricato, o responsável por salvaguardar e catalogar, os livros são “preciosas”, como gosta de nomear. “Eles tratam de temas diversificados da história de nossa Vila Rica. Sempre voltadas aos acontecimentos históricos resgata personagens familiares do passado, bem como suas habitações e localidades”, pontua com orgulho o professor, ressaltando a importância do acervo para a biblioteca municipal.

Outras obras raras, como de “ExLíbres” assinadas por Padre Avelar, podem ser encontradas, tratando de religiosidade e temas eclesiásticos. A biblioteca Benjamim Lemos conta sala de estudos e reuniões, brinquedoteca e sala de braile.

Dia Nacional do Livro – A data que comemora o Dia Nacional do Livro foi escolhida após Dom João VI trazer milhares de obras da Real Biblioteca Portuguesa ao país, vindo a criar a Biblioteca Nacional do Brasil, fundada em 29 de outubro de 1810. Paralelo a homenagem, no Brasil também se comemora outro dia do livro, mas este infantil, no dia 18 de abril, em virtude alusiva a primavera do grande escritor brasileiro Monteiro Lobato.

Mariana comemora dia do livro com biblioteca pública recheada obras raras - Foto de Raíssa AlvarengaMariana comemora dia do livro com biblioteca pública recheada obras raras - Foto de Raíssa Alvarenga
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook