Mariana investe pesado na agricultura familiar para os alunos das escolas municipais

Mariana,
01 de Dezembro de 2017

As Secretarias de Desenvolvimento Rural e Educação da Prefeitura, em parceria com a Emater – MG atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A lei nº 11.947, instituída em 2009, garante que 30% do valor repassado do PNAE deve ser investido na compra de produtos advindos da agricultura familiar, mas a Prefeitura de Mariana investe em torno de 60%, ou seja, o dobro. O total investido neste ano chega a mais de 470 mil reais.

Os produtos são destinados aos alunos da rede municipal de educação, levando comida de qualidade e sem agrotóxico. Os produtores usam processos naturais para plantar, cultivar e extrair os alimentos. Isso quer dizer que o processo não agride o meio ambiente. O uso de agrotóxicos e outros agentes químicos também não são permitidos. Assim, solo, rio, fauna e flora não correm risco de ser contaminados acidentalmente.

A iniciativa é boa também para os fornecedores, os agricultores familiares de nosso município. Eles se organizam em associações – ou outras formas individuais-, e participam de licitação, denominada Chamada Pública. São mais de 50 famílias participantes que produzem frutas, ovos, quitandas, mel, café, verduras e legumes. As entregas são feitas semanalmente nas escolas. “É muito importante pra gente participar deste projeto. Além de conseguirmos vender os produtos, eles são sem agrotóxicos, plantados com muito amor para as crianças”, afirmou Nilza Trindade de Oliveira, produtora rural.

Segundo o Secretário interino de Desenvolvimento Rural, Wander Moreira Alves, o programa evita a migração dos agricultores. “A iniciativa evita o êxodo Rural e atua como gerador de emprego e renda no campo, além de fornecer alimentos de qualidades às crianças de nossa rede municipal”. Para mais informações, a Secretaria de Desenvolvimento Rural é localizada no Centro de Convenções - Praça JK, sem nº. O Telefone é: (31) 3558-4173.

Mariana investe pesado na agricultura familiar para os alunos das escolas municipais
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook