Mariana participa do 6º Fórum Mundial das Águas

Mariana,
21 de Março de 2012

A Prefeitura Municipal de Mariana através de seu Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcelo Albano Ferreira de Moraes, esteve presente no 6º Fórum Mundial das Águas que aconteceu em Marselha, na França, de 12 a 16 de março. Esta viagem teve como objetivo arranjar soluções para o tratamento de esgotos no município de Mariana, uma vez que sabe-se que 40% do esgoto dos municípios do Estado já são tratados, e também solucionar de vez a qualidade da água do município, problema que vem se arrastando há anos, sem, contudo, seus gestores apresentarem soluções.

Encontrar soluções e alternativas para um desenvolvimento sustentável começou a ser debatido na segunda-feira, 12 de março. A cerimônia de abertura aconteceu por volta das 10h da manhã e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o primeiro ministro francês, François Fillon.

Também estiveram presentes Jean-Claude Gaudin, prefeito de Marselha, Benedito Braga, Presidente do Comitê do Fórum Internacional, Loïc Fauchon, presidente do Conselho Mundial da Água, e diversas autoridades do mundo todo.

O brasileiro Benedito Braga comentou que “água é vida e vida é água correndo pelo rio”. Ele ainda lembrou das ações ambientais que estão sendo realizadas no Brasil e dos preparativos para a Rio+20.

Inauguração do Pavilhão Brasil

Os discursos de abertura foram marcados pela vinculação do desenvolvimento sustentável à boa gestão da água. Na inauguração do Pavilhão Brasil, dentro da área de exposição do Fórum, a Ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, também enfatizou a água como fator determinante para um desenvolvimento com sustentabilidade. “Acredito que no Brasil essa é uma abordagem consolidada; se olharmos o sistema de governança de recursos hídricos de 1992 para cá se percebe que mudamos completamente a estatura institucional, legal e econômica”, disse ela.

A ministra ainda atentou para a importância da população aprender o verdadeiro sentido da água. “O que é desafiante é fazer com que a sociedade brasileira apreenda o sentido da água quando ela liga o mundo rural e mundo urbano, por que não dá para você plantar sem água, não dá para viver em qualquer cidade do planeta sem água, não dá para ter ilusão de sustentabilidade sem água. Portanto, água é central para o processo de desenvolvimento sustentável do país, como também para nossas relações geopolíticas”, afirmou Isabella.

Para ela, florestas e água são os dois temas que colocam o Brasil alinhado com a cooperação regional e internacional.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook