Mariana pode ser cidade referência em coleta seletiva

Mariana,
27 de Dezembro de 2011

“Minas Gerais é o estado mais evoluído em relação à questão ambiental”, afirmou Janice Pereira, representante do Centro Mineiro de Referência em Resíduos, no Fórum de Gestão Integrada de Resíduos, promovido pelo Projeto RONDON Minas, durante os dias 15 e 16 deste mês. Ela anunciou no primeiro dia de fórum, realizado no CRIA, o projeto que transforma Mariana em uma das cidades referência em coleta seletiva.

O empreendimento “Consolidação da coleta seletiva em dez municípios mineiros com a inclusão sócio produtiva dos catadores de materiais recicláveis” já foi assinado pela Prefeitura e está em processo de licitação. Tem como parceria o SERVAS (Serviço Voluntário de Assistência Social) e o Instituto Coca-Cola. Para sua consolidação, serão feitos um diagnóstico na cidade e um plano de negócios, além da doação de novos equipamentos para o CAMAR. Também serão criados fóruns de discussões, já que o tema perpassa a questão prática.

O Fórum de Resíduos, iniciado com uma apresentação do grupo de percussão de Mariana, teve como ideia principal o debate em relação à coleta seletiva na região, bem como o destino dos resíduos colhidos. Foi um espaço aberto aos convidados que ali estavam para discutir propostas e idéias.

Por meio das palavras-chave “Redução, reutilização e reciclagem”, o Projeto sócio-ambiental RONDON está presente em Mariana e em mais outros 15 municípios mineiros. Com a parceria da PUC Minas, do Centro Mineiro de Referência em Resíduos, da FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente ), da Secretaria de Meio Ambiente e da Prefeitura, visa trabalhar a questão de resíduos sólidos. O programa tem como objetivo fortalecer a associação de catadores, implementar a coleta seletiva onde ela não está efetivada e educar a comunidade. A equipe dará continuidade ao trabalho na cidade em julho de 2012.

Segundo Gladson Dias, coordenador do Projeto RONDON Minas, a importância do Fórum se vincula ao poder de discussão cedido às pessoas. “Se trata da construção coletiva de propostas para melhorias de ações relacionadas à coleta seletiva dos sólidos urbanos”, afirma Gladson.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook