Mariana tem recorde de vítimas e desabastecimento de água

Mariana,
27 de Dezembro de 2011

Segundo dados da Defesa Civil de Mariana, as chuvas deixaram um quadro de 200 pessoas desalojadas, 88 desabrigadas e 51 residências comprometidas, devido às intensas precipitações da última semana. O Ribeirão do Carmo elevou-se aproximadamente 6 metros, atingindo várias residências em alguns bairros e distritos, pontos de deslizamentos de encostas e desabamento de casas.

Um dos locais mais críticos é o Cabanas, onde uma encosta cedeu e destruiu completamente uma casa na Rua Érico Veríssimo. Aproximadamente quatro casas no alto do morro correm risco de desabarem e foram interditadas pela Defesa Civil. O Santo Antônio (Prainha) e Santa Cruz também estão entre os locais mais afetados. Todos os desabrigados e desalojados foram levados para as escolas dos bairros ou preferiram ir para a casa de parentes.

O desabastecimento de água afetou moradores da Nossa Senhora do Carmo, Chácara, Prainha, São Gonçalo e São Pedro. Somente no fim de semana, segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), recebeu-se mais de 1000 queixas. O excesso de chuvas provocou o rompimento de adutoras e o órgão disponibilizou sete caminhões pipa. Segundo a autarquia, no momento a situação está sob controle. O patrimônio histórico também não escapou. Além da Igreja do Rosário, o muro ao lado da Igreja São Francisco de Assis desmoronou. Ele emoldura a beleza arquitetônica e cultural da Praça Minas Gerais, um dos principais cartões postais de Mariana. A casa onde se localizava a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania também desmoronou.

Provisoriamente, a Secretaria mudou para o Centro de Convenções, mas no dia 20 transferiu-se para o número 252, na Avenida Manoel Leandro, ao lado do Campo do Olimpic. O novo endereço é somente até a obtenção de um outro local para a sede da Secretaria. “Nossa preocupação agora é formatar um plano de ação para as chuvas que se avizinham. Não podemos registrar danos maiores”, ressalta o coordenador da Defesa Civil de Mariana, Marlon Arantes. O corpo de bombeiro civil de Mariana está recebendo doações para as vítimas das chuvas. Mais informações: 8638-844.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook