Marianenses definem a nova cor para pintura da Catedral da Sé

Mariana,
31 de Março de 2017

Na segunda-feira, 27, a comunidade da paróquia Nossa Senhora da Assunção se reuniu com representantes do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) na igreja Nossa Senhora do Carmo para a audiência pública que decidiu as novas cores da Catedral da Sé: bege e vinho.

A ideia de deixar a comunidade decidir as cores da igreja veio de uma reunião realizada na semana passada pelo Iphan, com a presença de especialistas de conservação e restauração. Após concordarem que poderia haver dois padrões principais de pintura, cinza e verde, tons atuais, e a nova proposta, bege e vinho, o grupo achou importante a participação popular no processo.

“A gente está numa fase da obra que a gente precisa dessa decisão, que é sim técnica, mas também está muito relacionada com o imaginário da comunidade, com a relação que as pessoas criam com o patrimônio cultural”, explicou Flora Lopes Passos, arquiteta do Iphan.

Fechada desde fevereiro do ano passado, a Catedral da Sé estava entre as 15 obras de Mariana a serem restauradas. As obras da restauração da matriz contemplaram as alvenarias, pisos, forros, telhado, estrutura, e de drenagem, além de outras intervenções de conservação preventiva. A reestruturação é viabilizada pelo PAC Cidades Históricas com apoio da Prefeitura de Mariana.

Marianenses definem a nova cor para pintura da Catedral da Sé
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook