Motivação é tema de palestra que marca início do ano letivo em Itabirito

Itabirito,
31 de Janeiro de 2011

Mais de mil profissionais do ensino, entre professores, coordenadores e diretores, lotaram o Cine Teatro Pax, na manhã desta segunda-feira, dia 31 de janeiro, para a abertura do ano letivo de 2011 da Rede Municipal de Educação de Itabirito. “A educação é simplesmente a alma de uma sociedade, passando de uma geração para outra. Ela é mola propulsora e a arma mais poderosa do mundo”, destacou o Prefeito Manoel da Mota em seu discurso, ressaltando a importância e o papel do professor para a formação da cidadania.

O evento contou com a palestra do ex-professor da UFMG, estudioso em Filosofia e pesquisador do comportamento humano, Júlio Machado, que abordou o tema “O professor educador: relações afetivas no sistema ensino-aprendizagem”. Durante toda a manhã, os educadores foram levados a refletir sobre a importância da auto-estima e da motivação dos profissionais do município na formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade. “Qual é a função do educador? É fazer pensar, é desenvolver o potencial e acreditar na formação dos alunos. Educar é tornar o homem um cidadão”, explicou o palestrante.

O secretário de Educação de Itabirito, Ricardo Francisco, destacou a preocupação do Prefeito Manoel da Mota e os investimentos que estão sendo feitos na atual administração. “Em 2011, haverá uma série de novidades, que trarão grandes melhorias para a educação em nossa cidade. A volta da Ufop, a aquisição de 15 novas kombis para o transporte escolar e a inauguração da creche da Vila Gonçalo são algumas delas”.

Para o professor de Matemática e coordenador do Núcleo Comum do Cefet-MG, Genaldo Gomes Ferreira, a palestra abordou bem o fato de que o profissional do ensino precisa de estímulo para perceber o valor que tem para a sociedade e, a partir disso, passar a agir como um verdadeiro educador. “O educador vai além do conteúdo. Ele tem a preocupação de formar o ser humano por completo, com valores de ética e cidadania”, completa o professor. Para a diretora da Escola Municipal Guilherme Hallais França, Marene Moura Gurgel Salvador, a palestra mostrou também que “o professor não é somente aquele que ensina, mas o que aprende com seus alunos”.

“O que o professor marca no coração de uma criança nunca desvanece ou apaga. Sabemos que temos que valorizar os professores, pois são vocês que constroem o país do futuro”, conclui Manoel da Mota.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook