Nova turma ingressa no Grupo de Combate ao Tabagismo

Itabirito,
21 de Março de 2012

Prezando pela saúde e qualidade de vida da população, a Prefeitura de Itabirito, em parceira com o Ministério da Saúde, iniciou as atividades para mais uma turma do Grupo de Combate ao Tabagismo, dando sequência à campanha “Eu respiro saúde, e você?” e reunindo pessoas interessadas em parar de fumar. “As reuniões acontecem uma vez por semana, com duração de uma hora e com acompanhamento psicológico, médico e odontológico que auxiliam os usuários”, explica Emanuel Simões, coordenador do Centro de Reabilitação e Fisioterapia da Prefeitura.

A palestra inaugural das atividades aconteceu no início de março, na Casa de Cultura Maestro Dungas, com a presença de profissionais da saúde que esclareceram como funciona o grupo e ministraram algumas palestras sobre as doenças causadas pelo uso do cigarro. Na ocasião, Toninho Di Dalva, 51 anos, morador do bairro Boa Viagem, ex-integrante do grupo, relatou sua experiência para incentivar os novos integrantes. “Eu sempre tive o propósito de parar de fumar. Escolhi uma data e comecei a frequentar o grupo. Foi ótimo. Estou há um ano e meio sem fumar e nesse tempo eu economizei aproximadamente R$5.750,00, e principalmente, economizei saúde”, comemora.

Adaleia de Cássia Aleixo, 42 anos, moradora do bairro São José, fuma desde 18 anos e está confiante na participação no grupo. “Há muito tempo tenho vontade de parar de fumar. Eu sou muito ansiosa e acabo descarregando tudo no cigarro. Quero frequentar o grupo e estou esperançosa em parar de fumar com essa ajuda, pois quando você tem incentivo e auxílio tudo fica mais fácil”, enfatiza.

Para participar

        As turmas do Grupo de Combate ao tabagismo têm a duração de dois meses, com reuniões gratuitas e com o apoio de profissionais capacitados para orientar os participantes. Segundo dados do Centro de Reabilitação e Fisioterapia da Prefeitura de Itabirito, a primeira turma de 2012 é formada por, aproximadamente, 25 pessoas. Os interessados em parar de fumar ainda podem procurar a Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) mais próxima de sua casa e deixar nome e telefone para contato.
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook