Ouro-pretanos são homenageados no 21 de abril

Ouro Preto,
28 de Abril de 2017

Protestos contra a reforma também marcaram a cerimônia

A tradicional cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência homenageou personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas e do Brasil na sexta-feira, 21 de abril. O homenageado com o Grande Colar (mais alta honraria) foi o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela (in memorian). Moradores da cidade também foram agraciados no evento que é fechado ao público.

O prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, e as ouro-pretanas, professora Regina Queiroz e a compositora Efigênia Carabina foram homenageados com a Medalha da Inconfidência. O Ciclista Kilder Melo foi agraciado com a Medalha de Honra. Alda Gualberto e o padre Magno José Raimundo Murta também foram homenageados.

Em seu discurso, o prefeito pediu a volta da Samarco no 21 de abril. “A demora dos processos penaliza duplamente a região, cuja vocação é a atividade mineradora. Além da queda na arrecadação de impostos que afeta a prestação de serviços públicos, vários postos de trabalho estão sendo perdidos”, explicou. Já ao final da sua fala, Júlio solicitou ao governador que também conceda a Ouro Preto a linha de crédito criada pelo governo de Minas aos municípios atingidos pelo declínio da atividade mineradora para atender principalmente a Saúde e Educação do município.

“Não tenho palavras para agradecer a todos que compartilham comigo tanta alegria. Ninguém faz nada sozinho. Se hoje temos algo a comemorar é a graça de Deus. Saibam que a maior e melhor medalha é carregar vocês no meu peito. Obrigada a Deus e a todos vocês”, destacou Regina. Efigênia não escondeu a alegria e surpresa do momento. “Eu não esperava nunca de receber essa medalha. Mas confesso que sonhei com ela por vários anos da minha vida, pois sou nascida no dia 21 de abril. A homenagem ao Mandela me deixou ainda mais emocionada, pois é um ídolo para mim. É um presente de eu receber a medalha no mesmo dia que ele é homenageado.”, comemora Efigênia Carabina, que conheceu Mandela em 1996.

Kilder recebeu a condecoração das mãos do prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, que também foi homenageado com a Grande Medalha. “Estou muito feliz porque é muito tempo de dedicação ao esporte, uma vida inteira. É um momento de muitos manifestos de vários grupos e segmentos da sociedade, insatisfeitos com tantas coisas no cenário político nacional. Mas para mim foi diferente, significou uma homenagem pelo meu esforço e luta de toda uma vida dedicada ao esporte”, enfatizou o atleta.

Esse ano, a cerimônia homenageou o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, que recebeu, in-memoriam, o Grande Colar, representado pelo embaixador sul-africano Ntshikiwane Joseph Mashimbye. Segundo a organização, aproximadamente 1200 pessoas participaram do evento.

Delatados na Lava Jato homenageados

Do total de 171 homenageados, cerca de 130 participaram da solenidade. Celebridades como Wagner Moura, Camila Pitanga, Letícia Sabatella e Marieta Severo também não vieram receber a condecoração.

Cinco delatados por executivos da Odebrecht foram homenageados com a Medalha da Inconfidência. Destes apenas Renan Calheiros Filho, governador de Alagoas, compareceu. Os governadores Flávio Dino, do Maranhão, Rui Costa, da Bahia e Tião Viana, do Acre, além do deputado federal Fábio Ramalho não estavam presentes. Pimentel também foi citado na operação.

Manifestações

Embora o acesso à Praça fosse restrito, foi possível ouvir gritos de “Fora, Temer” durante discurso de Pimentel. O som veio do lado dos convidados, que também tinham que ter credencial e estavam na parte mais afastada do palco. Ao final, a maioria dos presentes iniciaram os gritos “Fora Temer”.

O maior protesto ocorreu na rodoviária. A manifestação foi contra as reformas da previdência, trabalhista e contra a terceirização. Em uma cerimônia paralela de entrega de medalhas, os manifestantes homenagearam, com a medalha, Quem Luta Educa, entidades e pessoas que representam a luta dos trabalhadores. Vítimas do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, também foram lembradas. De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE MG) o ato na Praça da Rodoviária reuniu cinco mil pessoas.

Ouro-pretanos são homenageados no 21 de abril - Foto de Lidyane PoncianoOuro-pretanos são homenageados no 21 de abril - Foto de Lydiane PoncianoOuro-pretanos são homenageados no 21 de abril - Foto de Lydiane PoncianoOuro-pretanos são homenageados no 21 de abril - Foto de Lydiane PoncianoOuro-pretanos são homenageados no 21 de abril - Foto de Lydiane Ponciano
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook