Ouro Preto discute segurança pública

Ouro Preto,
03 de Janeiro de 2011

Prefeitura e Câmara se reuniram na tarde da última terça-feira, 04 de janeiro, com autoridades policiais para tratar sobre problemas relacionados à violência e tráfico de drogas. O encontro aconteceu no auditório do Gabinete da Prefeitura e os assuntos giraram em torno dos crimes ocorridos recentemente no bairro Santa Cruz.

O pároco de Santa Efigênia, Padre Eudes, ficou preocupado com a encomendação dos quatro corpos no período de festas de fim de ano e chamou a atenção das autoridades. Assim, o prefeito Angelo Oswaldo entrou em contato com representantes dos órgãos de segurança da cidade, com a presidência da Câmara e com vereadores para a busca conjunta de soluções para o problema naquela região e em todo o município.

De acordo com o Capitão Anderson, que representou a Polícia Militar de Minas Gerais, as ocorrências verificadas no Santa Cruz, apesar de gravíssimas, são pontuais, não se estendendo ao município. Isto porque, segundo o policial, por causa do trabalho preventivo da PM, os índices de crimes violentos diminuíram consideravelmente na região sendo que em 2009 foram 10 homicídios e em 2010 apenas quatro. O militar informou que as informações levaram a um suspeito de dois assassinatos na mesma família, porém este está foragido

Dr. Ricardo, delegado de Polícia Civil que representou o Dr. Flávio Tadeu Destro, informou que já foi expedido um mandado de prisão para o suspeito e que todos os crimes ocorridos no bairro estão diretamente relacionados ao tráfico e consumo de drogas. O delegado disse que um dos autores é menor de idade e que este já foi recolhido a um estabelecimento adequado em Belo Horizonte.

Para o Padre Eudes, é necessário que cada um assuma sua responsabilidade produzindo um trabalho em conjunto, incluindo a população, para se produzir um efeito positivo. O Padre ressalta ainda o papel da família, principalmente dos pais, na orientação e educação para a moral e boa convivência social. “Isto só acontece quando conseguirmos o resgate da dignidade das pessoas” conclui.

O presidente da Câmara Municipal, Maurílio Zacarias, acredita que a união entre as Polícias Militar e Civil, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e a sociedade é muito importante para discutir e buscar solucionar esse aumento inesperado da criminalidade no município. “Demos o primeiro passo, que é analisar profundamente a situação. Agora é necessário que as autoridades se unam e discutam realmente o que pode ser feito em prol da comunidade ouro-pretana.” Ainda segundo Maurílio Zacarias, a Câmara deve indicar a sua Comissão de Direitos Humanos para acompanhar o andamento das investigações dos homicídios e as ações de prevenção contra a ocorrência de novos crimes.

O prefeito Angelo Oswaldo lembrou que naquela região há diversos equipamentos sociais colocados pelo município a serviço da população. Entre eles está o Cras do Alto da Cruz, o Caps-AD, a Casa de Cultura do Padre Faria, o Centro Cultural Chico Rei, Creches, postos de Saúde, escolas, além de outros. “Os moradores do Santa Cruz se reuniram e criaram uma Escola de Samba e, no período de dois meses de trabalho não houve ocorrências graves no bairro. Isto mostra que boas iniciativas e envolvimento de todos produzem resultados positivos” enfatiza.

Ao final da reunião, Angelo sinaliza que irá buscar as autoridades da Comarca a fim de liberar os pedidos de busca e apreensão para os suspeitos. Angelo sugeriu ainda a criação de um sistema integrado de informações entre as Polícias Civil e Militar e anunciou que entrará em contato com o secretário de Defesa Social do Estado de Minas Gerais, Lafayette Andrada, para externar as preocupações relacionadas a pasta na região e a busca de soluções. Angelo parabenizou a iniciativa do Padre Eudes e também o trabalho das Polícias que atuam na cidade e que vêm produzindo resultados positivos em Ouro Preto.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook