Ouro Preto e Mariana oferecem intensa programação de artes plásticas

Mariana e Ouro Preto,
14 de Julho de 2011

O cardápio artístico-cultural do mês de julho em Ouro Preto e Mariana brinda os aficcionados por belas obras de arte com um “prato de cheio” de atrações. Diversas exposições e mostras de arte se espalham pelos quatros cantos das cidades históricas, inseridos na programação do Festival de Inverno – Fórum das Artes 2011 – e nas comemorações do tricentenário das primeiras vilas de Minas. São oferecidas mais de 15 exposições, distribuídas nos espaços culturais, museus, atelieres e locais alternativos como bares e restaurantes, reunindo obras e centenas de artistas. Toda a programação é gratuita.

A maioria das exposições tem como ponto norteador a produção artística desenvolvida em Minas Gerais nos últimos três séculos, a diversidade artística, o diálogo entre os estilos e a participação dos artistas locais aos clássicos do cenário artístico nacional e internacional. Uma realização da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretária Municipal de Turismo e Cultura, e das curadorias do Festival de Inverno e da Fundação de Artes de Ouro Preto (Faop) que neste ano assumiu a responsabilidade pela Curadoria de Artes Plásticas do Festival.

“Interessa-nos resgatar um pouco da produção artística desenvolvida em Minas nestes três séculos, bem como proporcionar uma visão panorâmica das vilas a partir de diversos olhares, reunindo artistas e promovendo o diálogo entre obras que, de uma forma ou de outra, se situam no contexto das Vilas do Ouro”, avalia a curadora de Artes Plásticas do Festival de Inverno, Rachel Falcão.

Dentro do Circuito dos Museus, acontece a exposição “Três Vilas, Três Senhoras e Três Museus” que poderá ser conferida até o dia 31 de julho, de terça a domingo, das 8h30 às 11h e das 12h30 às 17h, no Museu da Música de Mariana. Vale destacar também o Circuito Atelieres Abertos, que abre as portas dos atelieres à população, além dos circuitos expositivos nos bares e restaurantes de Ouro Preto. Outra boa opção é a exposição de Paulo Valadares – 50 Anos de Pintura, do artista ouro-pretano, que no dia 8 de julho, mesma data que Ouro Preto comemorou 300 anos de elevação à vila, completou 50 anos dedicados à arte. A exposição acontece no Salão de Exposições da Casa dos Contos, em Ouro Preto, até 30 de agosto, nas segundas das 14h às 20h, de terça a sábado das 10h às 20h, e aos domingos de 10h às 16h. Em 2010, o Festival de Inverno contou com cerca de 12.500 visitantes nas exposições.

Exposições abertas

Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG em Ouro Preto - Praça Tiradentes, 04 – Centro - Ouro Preto Até 24 de julho de 9h às 19h

As Vilas na Arte: paisagens visíveis e invisíveis Salão Diamantina - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo de Vasconcelos, 238 – Pilar – Ouro Preto. Até 24 de julho de 12h às 20h

Luzes do Cinematógrafo. Até 24 de julho. Mostra de aparelhos pertencentes aos colecionadores Bruno e Carlos Scalla A exposição pode ser vista no Cine Vila Rica, em Ouro Preto, das 10h às 18h.

Aquarelas de Chiquitão II. Quadros do artista Chiquitão no Centro de Cultura Afro-Casa do Alto – Casa do Alto da Cruz – Ouro Preto, de terça a sábado de 12h às 18h, domingo de 8h às 13h. Até 07 de agosto. Confira a programação completa de exposições no site. www.festivaldeinverno.ufop.br

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook