Ouro Preto inicia estudo para implantação de moderno sistema de transporte coletivo

Ouro Preto,
14 de Julho de 2011

Ouro Preto busca saídas para amenizar os impactos causados pelo grande tráfego de veículos no município. Para isso, estão em estudo alternativas de transporte, principalmente na região da Barra, para beneficiar usuários que circulam no setor sul da cidade. Nesta semana, dois engenheiros da empresa Rio Luz, do Rio de Janeiro, especialistas em transporte coletivo, Alberto Francisco Alfredo da Silva e Marcelo Lins Isidoro, visitaram Ouro Preto em missão técnica para levantamento das possibilidades de implantação de soluções inovadoras para a mobilidade urbana na ligação do centro com o lado sul da cidade.

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, esteve recentemente no Rio de Janeiro e, em entendimento com o prefeito carioca, Eduardo Paes, e o secretário de Projetos Especiais, Carlos Roberto Osório, acertou a vinda dessa equipe da Companhia Municipal de Energia e Iluminação (Rio Luz). Juntamente com o secretário de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano de Ouro Preto, Gabriel Gobbi, e do vereador Júlio Pimenta, Angelo Oswaldo acompanhou os engenheiros por vários pontos da cidade, especialmente o Morro da Forca, o Morro do Cruzeiro, o campus da Ufop, a Praça da Estação, a Praça da Barra e a Vila Aparecida para os primeiros estudos de viabilidade de instalação de planos inclinados no município.

O engenheiro da Rio Sul, Alberto Francisco Alfredo da Silva explica que, o plano inclinado tem uma estrutura muito semelhante à de um elevador, mas é dotado de uma cabine com rodas para transitar sobre trilhos em encostas e terrenos inclinados. “Com isso, a pessoa consegue chegar de um ponto a outro rapidamente e com segurança. O veículo também pode ser usado para o transporte de carga, por exemplo. Mas inicialmente em Ouro Preto seria empregado somente para passageiros”, esclarece.

“A Prefeitura de Ouro Preto está constantemente procurando inovar e agregar projetos e ações importantes ao programa de desenvolvimento da cidade. A implantação de um sistema de transporte coletivo alternativo no município vai aliviar a sobrecarga do fluxo de veículos. Assim, a prefeitura está buscando uma solução alternativa, inteligente, moderna e eficaz”, salienta o prefeito Angelo Oswaldo.

A idéia é ligar a Praça da Estação ao bairro Vila Itacolomi (região conhecida como Bauxita), passando pela Vila Aparecida e pelo campus da Ufop no Morro do Cruzeiro. Propostas de trabalho como esta já foram realizadas em áreas com topografia íngremes da capital fluminense com muito sucesso, causando maior mobilidade urbana para os moradores desses locais e desobstruindo vias, há muito congestionadas pelo excesso de veículos. Outro benefício com o plano inclinado é o transporte coletivo até pontos altos e de difícil acesso, além da redução de tempo com esse meio de transporte.

De acordo com Angelo Oswaldo, a equipe da Rio Luz permanece na cidade até que se concluam os levantamentos preliminares a fim de desenvolver os estudos dessa alternativa de transporte. A partir daí, o projeto será elaborado com o detalhamento de todas as possibilidades para a definição da melhor estratégia e o levantamento de custos para a implantação dos planos inclinados em Ouro Preto.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook