Ouro Preto se engaja no dia Nacional da Luta Antimanicomial

Ouro Preto,
18 de Maio de 2014

Rede de Atenção Psicossocial do Município promove evento desde 14 até 21 de maio

Com o tema “A cidade que queremos – seja feita a nossa vontade”, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial propõe à comunidade de Ouro Preto não apenas uma reflexão sobre o respeito às diferenças, mas também discussões sobre o que é loucura e inclusão social dos usuários do serviço de saúde mental. A Secretaria de Saúde, por meio da Rede de Atenção Psicossocial, que envolve os CAPS AD, promove um evento sobre o assunto desde o dia 14 até 21 de maio.

Em 1987, trabalhadores de Saúde Mental se reuniram na cidade de Bauru, em São Paulo, para um manifesto que denunciou os maus-tratos e a violência a que eram submetidos os portadores de sofrimento mental nos manicômios brasileiros. O tratamento nessas instituições consistia em procedimentos que visavam o total isolamento dos usuários do serviço de saúde mental mediante conceitos equivocados de saúde pública e até mesmo preconceitos, de que a loucura seria irrecuperável e perigosa. “Para nós é muito importante essa luta, que começou em 1987. Esta lógica manicomial ainda persiste, 27 anos depois. Hoje, nós a vemos principalmente dirigida aos usuários de drogas. É uma luta pela proteção de direitos, para dar tratamento adequado ao portador de sofrimento mental”, declarou Lucas Paiva Gomes, diretor da Rede de Atenção Psicossocial de Ouro Preto.

A semana da Luta Antimanicomial em Ouro Preto já começou na quarta-feira, 14, com a Oficina de Cinema e Cidadania, na Fundação de Arte de Ouro Preto, apresentando o filme “Bicho de Sete Cabeças”. A programação termina no dia 21 com um Seminário Estadual sobre Autismo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3552-3165.

Confira a programação porvir:

Segunda-feira 19/05: Instalação de Afetos com Ana de Fátima, às 14h no Alteamento da Praça Tiradentes.

Terça-feira 20/05: Exposição de fotografias dos 20 anos de saúde mental – A diferença do olhar: “Seja Feita a Nossa Vontade”! Abertura às 9h. Exposição de 20 a 23 de maio, das 9h às 18h, na Câmara Municipal de Ouro Preto – Praça Tiradentes.

Terça-feira 20/05: Roda de Conversa Sobre Internações em Saúde Mental, com a participação do Promotor Flávio Jordão Hamacher e da psicóloga do PAI-PJ: Rosemeire Silva, das 14h às 16h no CESFO (Centro Educacional da Família Ouro-pretana) à Travessa Lauro Barbosa, nº16, Pilar.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook