Ponte sobre o rio Gualaxo continua interditada

Mariana,
15 de Maio de 2014

Após acidente ocorrido com um caminhão que transportava combustível, que caiu da ponte sobre o rio Gualaxo e explodiu, matando seu condutor, na sexta-feira (09) por volta das 15h, a ponte permanece com a passagem bloqueada, no Km 46 da MG-262 entre Mariana e Ponte Nova, até que os técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) concluam os estudos para determinar o nível do abalo sofrido pela construção.

De acordo com o Gerente de Pontes e Estruturas do DER/MG, Mário Sérgio Bortone, é preciso oferecer total segurança para que não ocorra nenhum acidente futuramente. “Independente de qualquer resultado dos estudos que estão sendo realizados, podemos adiantar que será necessário fazermos um reforço na estrutura da ponte. Mas acreditamos que dentro de alguns dias ela esteja liberada para veículos de passeio”, avalia Bortone.

Durante todo o sábado (10) o DER/MG realizou análises preliminares que apontaram, após o acidente, ter ocorrido um deslocamento de 3,5 centímetros na estrutura da ponte, além de uma trinca no pilar central. Na manhã de segunda-feira (12) os especialistas optaram por manter a interdição da estrutura até que sejam concluídos os ensaios com o concreto e a ferragem recolhida no local.

Opções de desvio para veículos pesados

Se for sair de Belo Horizonte, utilizar a BR-381 até João Monlevade, onde deverá ser feita a opção por continuar a viagem pela MG-123, passando pelas cidades de Rio Piracicaba, Alvinópolis, Dom Silveiro, chegando então a Ponte Nova. Aumento de 68 km na viagem.

Caso a viagem esteja sendo feita por Ouro Preto, em Mariana optar por seguir pela MG-129 em direção a Catas Altas, Santa Bárbara, até Barão de Cocais, onde deverá continuar pela MG-436 até o entroncamento com a BR-381. Neste ponto direcionar para João Monlevade, onde deverá ser feita a opção por continuar a viagem pela MG-123, passando pelas cidades de Rio Piracicaba, Alvinópolis, Dom Silveiro, chegando então a Ponte Nova. Aumento de 130 km na viagem.

Para quem vem do Rio de Janeiro pela BR-040, entrar em Conselheiro Lafaeite na BR-482, passar por Itaverava, Catas Altas da Noruega, Piranga, Porto Firme, Viçosa, onde deverá seguir pela BR-120 até Ponte Nova. Aumento de 175 km na viagem.

Opção de desvio para veículos leves

No km 68 da MG 262, em Mariana, entrar à direita no sentido ao distrito de Padre Viegas, depois por 11 km até distrito de Barro Branco, a partir deste ponto seguir por 16 km não pavimentados até Diogo de Vasconcelos, onde deverá seguir viagem por 18 km pavimentados até o entroncamento com a MG-262, seguindo então à direita por mais 38 km até Ponte Nova. Extensão a partir de BH: 203 Km. Outra alternativa é, no km 48 da MG 262 acessar a via para o distrito de Furquim, onde deverá seguir por 11 km em trecho não pavimentado até Acaiaca, onde deverá seguir o caminho por 6 km pavimentados até o trevo com a MG 262. Seguir à esquerda sentido Ponte Nova por 38 Km. Extensão a partir de BH: 202 Km.

Ponte sobre o rio Gualaxo continua interditada - Foto de DER-MGPonte sobre o rio Gualaxo continua interditada - Foto de DER-MGPonte sobre o rio Gualaxo continua interditada - Foto de DER-MG
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook