Parceria entre Prefeitura de Itabirito e UFMG amplia atendimento a animais do Centro de Controle Animal

Itabirito,
24 de Março de 2017

Pelo segundo semestre consecutivo, uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Itabirito e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) permite que alunos do último ano do curso de medicina veterinária atuem no Centro de Controle Animal (CCA) da cidade. O objetivo do projeto é proporcionar uma vivência em veterinária de abrigos aos alunos e ao mesmo tempo oferecer mais uma forma de atendimento para os animais abrigados.

A visita dos alunos da disciplina de práticas hospitalares acontece a cada 15 dias e conta com a supervisão do professor Rubens Antônio Carneiro, além da equipe técnica do CCA. Para a diretora Ana Liz Bastos, o projeto é importante porque representa mais um auxílio técnico para os cães e gatos. “Com a presença do professor Rubens, temos a opinião de um especialista em alguns casos mais complexos. Além disso, conseguimos realizar alguns exames que não conseguimos fazer na rotina”.

Ainda de acordo com Ana Liz, a presença dos alunos é importante para fazer uma avaliação geral em todos os animais abrigados. “Temos muitos animais e não conseguimos examinar todos em um curto espaço de tempo. Com mais pessoas, é possível fazer um check up em todos os animais”, completa.

Projeto inovador

Para o professor Rubens, o projeto é inovador, pois é a primeira vez que é possível estar dentro do ambiente de um abrigo municipal. “Temos dificuldade de fazer esse trabalho, pois as prefeituras não permitem a nossa entrada. Desta vez, encontramos as portas abertas”, diz.

Para ele, a atividade é importante para a formação dos alunos, já que permite mudar a visão que muitos alunos possuem do trabalho desenvolvido nestes locais. “Os alunos gostam muito desta experiência, pois podem ter uma visão ampla de como funciona o atendimento clínico em um canil. Eles aprendem a importância de cuidar bem dos animais abandonados para cumprir com o objetivo de que sejam adotados. Além disso, eles recebem orientações de epidemiologia e manejo populacional de cães e gatos, práticas que ajudam na diminuição do abandono”, finaliza.

Novos Projetos

Com o sucesso da parceria, já existe o planejamento para a ampliação do projeto. No segundo semestre, o CCA começa a realizar mutirões de castrações nos bairros. A equipe de alunos, acompanhados pelo professor, será responsável pela avaliação clínica dos animais cadastrados para castração. “Os alunos serão responsáveis por avaliar quais animais estão saudáveis para passar pela cirurgia”, explica Ana Liz.

Parceria entre Prefeitura de Itabirito e UFMG amplia atendimento a animais do Centro de Controle Animal
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook