Projeto social muda a vida de crianças carentes em Cachoeira do Campo

Ouro Preto,
24 de Março de 2017

Há cerca de cinco anos, iniciativa da Associação Santa Luzia Esporte Clube tem atraído centenas de crianças e adolescentes no distrito de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto. O trabalho dos voluntários tem como objetivo incentivar a prática esportiva e manter os jovens longe da criminalidade.

Atualmente, o projeto social ensina futebol a 120 crianças e jovens, de sete a 20 anos, que são divididos em cinco modalidades, de acordo com a idade. Os atletas treinam todos os sábados de 8h às 12h e participam de amistosos e campeonatos pela região. O idealizador do projeto, Márcio Júnior, o Juninho, educador físico, destaca que o “projeto é uma forma de criar e motivar as habilidades no esporte e, acima de tudo, representa uma forma de oferecer apoio e opção de futuro a esses jovens”. Os atletas diferenciados, com mais destaque na equipe, ainda são beneficiados com aulas de musculação gratuitas em uma academia do distrito.

Mesmo com a grande procura pelo projeto, Juninho aponta as dificuldades de desenvolver um trabalho social sem muito apoio. “Nós somos profissionais qualificados, formados, com o diferencial que os meninos precisam. É uma responsabilidade muito grande. Precisamos de mais apoio, de mais voluntários para continuar o trabalho. Cada um pode ajudar como puder, seja com o tempo, com lanche. Todo apoio é sempre bem vindo. Temos recebido alguns suportes privados, mas não é garantia sempre”, ressalva. Outro grande problema apontado pelo voluntário é a falta de estrutura do local de treinamento, que está totalmente abandonado.

Para participar do projeto, e até mesmo dar apoio, basta comparecer ao campo do oratório no horário de treinamento, todos os sábados, de 8h às 12h, e procurar o Juninho.

Fazendo a diferença

Segundo definição das Nações Unidas, voluntário é o cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário.

O trabalho voluntário reforça a solidariedade e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e humana. “É gratificante ver que um gesto simples faz a diferença na vida de muitos jovens e isso é que não me deixa desanimar”, assegura Márcio Júnior.

Projeto social muda a vida de crianças carentes em Cachoeira do CampoProjeto social muda a vida de crianças carentes em Cachoeira do CampoProjeto social muda a vida de crianças carentes em Cachoeira do Campo
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook