Ponte Seca é transformada em área de lazer para a comunidade

Ouro Preto,
02 de Setembro de 2011

O bairro do Rosário ganhou um novo espaço de lazer: a revitalização da Ponte Seca (rua Cônego Simões). O espaço de aproximadamente 3.000 m² ganhou um moderno paisagismo. A cerimônia de inauguração do local foi realizada no último dia 27, com grande público de famílias ouro-pretanas que começaram a desfrutar das áreas arborizadas e do parquinho instalado para as crianças.

“Quando um terreno utilizado como depósito de lixo é transformado neste belo jardim, nós ouro-pretanos temos muito a comemorar” – Dom Barroso

“Uma das metas principais da nossa Administração é fazer de Ouro Preto uma cidade mais agradável e acolhedora. É por isso que procuramos humanizar o espaço urbano, e um desses pontos estratégicos é o jardim da Ponte Seca. Era uma área esquecida que recebeu um parque, um local de bem estar dentro da sede”, afirmou o prefeito Angelo Oswaldo.

O secretário de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano, Gabriel Gobbi, agradeceu o apoio do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Programa Monumenta no município, o que possibilitou os trabalhos no local. “A iniciativa faz parte do projeto de tornar Ouro Preto uma cidade melhor para os ouro-pretanos”, apontou Gobbi, ressaltando a importância de se respeitar e proteger o patrimônio.

A preservação do jardim também foi destacada pelo vereador Flávio Andrade, que lembrou as diversas famílias que residem no seu entorno e serão os guardiões do espaço. A recuperação da área não foi apenas estética, como de infraestrutura. Também foi feita a drenagem para retirar águas pluviais da encosta.

Para o presidente nacional do Iphan, Luiz Fernando Almeida, a Ponte Seca mostra como Ouro Preto está no caminho certo de revitalização, proteção e preservação do patrimônio. Ele convidou a população a tomar posse do lugar e utilizá-lo constantemente. “O cidadão precisa manter e zelar pelo patrimônio da cidade. Para isso, ele necessita gostar e usufruir da cidade em que vive. Acho que ações como essa têm um enorme potencial de fazer com que as pessoas construam um novo olhar sobre a cidade e sobre o patrimônio”, afirmou. Luiz Fernando garantiu o apoio do Iphan aos projetos e iniciativas realizados em Ouro Preto.

O evento contou apresentações da Corporação Musical Senhor Bom Jesus de Matozinhos e do Grupo Vocal Arandelas. As crianças e os adultos ganharam algodão-doce e pipoca. A benção do novo espaço situado no coração de Ouro Preto esteve a cargo do bispo emérito dom Francisco Barroso Filho. Ele elogiou as obras realizadas na área. “Quando um terreno que era utilizado inclusive como depósito de lixo é transformado nesse belo jardim, nós ouro-pretanos temos muito a comemorar”.

Essa é uma ação da Prefeitura de Ouro Preto em parceria com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Programa Monumenta. Trata-se de projeto da Série Monumenta, que auxilia na preservação do patrimônio com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook