Prefeito de Itabirito destaca diversificação da economia no município

Itabirito,
23 de Junho de 2015

Com o cenário econômico brasileiro em crise, Alex Salvador afirma que em Itabirito a situação já é diferente

Em uma entrevista exclusiva ao jornal O LIBERAL na amanhã da quarta-feira (17) o prefeito Alex Salvador destacou as mudanças no cenário econômico da cidade. Com a vinda da Coca-Cola para o município, Alex afirmou a intenção de pequenas e grandes empresas se instalarem em Itabirito.

Uma das organizações já confirmada é a Metso, a maior fabricante de equipamentos de mineração e agregados do mundo. A assinatura do Protocolo de Intenção foi realizada em Sorocaba-SP, no dia 3 de junho. Com a chegada da fábrica serão gerados mais de 200 novos postos de trabalho, sendo que destes, 80% deverão ser destinados a moradores de Itabirito. A expectativa é que até o final deste ano a empresa comece as operações na cidade. “Este é mais um grande ganho para a cidade e principalmente para a população. Não haverá isenção de impostos. A nossa preocupação é gerar novos empregos e diversificar a nossa economia, para que não fiquemos reféns da mineração”, pontuou o prefeito.

A Metso irá funcionar nas instalações da antiga fábrica da Delphi, ocupando aproximadamente 1/3 do terreno. As contratações serão disponibilizadas via Sine, sendo acordado que através das unidades do Cepep, Senai e IFMG, serão feitas as qualificações do funcionalismo especializada para atender o novo empreendimento. Já na outra parte do terreno irão funcionar o Centro Educacional e administrativo da prefeitura. As instalações da Delphi são de propriedade do município após negociações e pagamento de indenização do executivo à empresa.

Protocolos de Intenções

Segundo o prefeito há atualmente na prefeitura 26 Protocolos de Intenções de empresas com interesses de atuarem em Itabirito. Alex disse que já foram agendadas algumas reuniões com essas empresas para analisarem quais serão as contra pospostas, e que uma das prioridades será a geração de empregos para os itabiritenses. A Prefeitura já está negociando a implantação de uma fábrica de telas de poliuretano e borracha no Distrito Industrial da BR-040, que também é da Metso. “A região do Distrito Industrial da BR-040 será ainda mais valorizada e a vinda da Coca-Cola só tem atraído ainda mais a atenção de investidores para o município. A aquisição de uma área de 1.157.395,29 m², e ao lado do terreno da Coca-Cola será instalado um novo loteamento empresarial. Nós só temos a comemorar”, destacou o prefeito Alex.

Dívida da Vale

Durante a entrevista outro assunto abordado foi a dívida da Vale, aproximadamente R$1,4 bilhão, referente à deduções consideradas indevidas no recolhimento do CFEM. De acordo com Salvador o pagamento da dívida irá desafogar as dificuldades financeiras que os municípios mineradores vêm enfrentando. De acordo com o prefeito, a dívida deveria ter sido paga em março, mas com um novo acordo o prazo foi estendido até o final de julho. “Falta consideração e gratidão da Vale. Nós não estamos pedindo nada mais do que um direito nosso. Todos pagamos nossos impostos devidamente, por que com a mineradora teria que ser diferente?”, indaga o prefeito.

Prefeito de Itabirito destaca diversificação da economia no município
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook