Prefeitura anuncia mais recursos aos catadores de Itabirito

Itabirito,
12 de Agosto de 2011

No último dia 08, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Itabirito, Marina Sardinha, esteve na sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabirito (Ascito), para anunciar as novidades e benefícios que serão oferecidos aos associados, ainda este ano. Para melhorar a estrutura elétrica do galpão e oferecer mais segurança no trabalho dos catadores, a Prefeitura disponibilizou R$ 15 mil para a associação, além de doar, em parceria com empresas mineradoras do município, 28 uniformes aos 14 associados da Ascito. “Está ótimo esse novo uniforme. Agora as pessoas nos identificam melhor nas ruas e sabem que nosso trabalho é sério e muito importante para a cidade”, destaca Dalva Eva Pereira, que está na Ascito há seis anos.

Durante a reunião, a secretária enfatizou que a melhoria na parte elétrica é um condicionante para o recebimento dos R$ 200 mil, conquistados pela Ascito, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que, segundo a secretária, “proporcionará a oportunidade de melhores condições de trabalho, com a compra de materiais como duas prensas, um veículo, uma empilhadeira elétrica, uma balança rodoviária, um elevador para carga e uma esteira de triagem”. Hoje, a Prefeitura oferece cesta básica, leite e uma refeição por dia de trabalho a todos os associados e também disponibiliza dois funcionários para recolher, junto ao caminhão da Coleta Seletiva, todo o material destinado à reciclagem no município.

Marina Sardinha conta que o trabalho da associação ficou estagnado por 5 anos e que, além de todo o ganho ambiental, esse investimento proporciona qualidade de vida aos associados. “Logo poderemos ampliar a coleta seletiva para toda a cidade. Acredito também na valorização social do projeto. Além disto, uma empresa detentora de um processo produtivo tem sempre que estar se modernizando”, ressalta a secretária.

Segundo a Presidente da Ascito, Eurotídila Santos Fernandes, que trabalha no local desde 2007, todos os associados estão com os salários em dia e, com a nova verba, os trabalhadores terão mais incentivo ao conquistar as melhorias que a associação necessita. “Precisamos melhorar algumas coisas, mas já ganhamos muito. Nossa intenção é trabalhar para que nossa cidade tenha alternativas para o lixo e também, aqui, é o nosso ganha pão”, esclarece.

Em julho, no aniversário do Parque Ecológico, o Prefeito Manoel da Mota recebeu uma placa de homenagem das mãos de Irene Jerônimo, membro da Ascito, pelo apoio inédito que a administração municipal vem oferecendo à associação. “Queríamos agradecer ao Manoel por tudo o que a Prefeitura faz por nós. Sei que o Manoel acredita no nosso trabalho”, afirmou Eurotídila durante a entrega da placa. “Essa homenagem vai ficar no meu coração. Os catadores fazem da cidade um lugar mais limpo e rico”, agradeceu o Prefeito.

A Associação

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabirito foi criada em 2002, na segunda gestão do Prefeito Manoel da Mota. Hoje, são 14 trabalhadores e, aproximadamente, 50 beneficiados - direta e indiretamente - da triagem e reciclagem do lixo. Atualmente, os trabalhadores da Ascito recolhem papel, metal, vidro e plástico na porta das casas de 27 dos 55 bairros da cidade, atingindo cerca de 50% da população.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook