Prefeitura de Itabirito incentiva projeto prol do meio ambiente

Itabirito,
24 de Outubro de 2011

A escola e a conscientização ambiental estão cada vez mais próximas e, para a Escola Estadual Henrique Michel, em Itabirito, isso não poderia ser diferente. Com essa ideia, uma parceria com a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realiza o Projeto Preservar Para Ter Uma Vida Melhor, visando “resgatar os valores pessoais e com o meio ambiente”, explica Jussara de Fátima e Silva, coordenadora do Grupo de Projetos Bem-Estar, da E. E. Henrique Michel.

O projeto consiste em envolver 490 estudantes do 1º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em atividades como palestras, oficinas, teatros e visitas orientadas ao Parque Ecológico Municipal, ao Aterro Sanitário e à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Itabirito (Ascito), voltadas para a importância da preservação ambiental.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marina Sardinha, a Prefeitura se torna parceira de iniciativas que visam o uso sustentável e racional dos recursos naturais, além de programas de conservação e melhoria do meio ambiente. “O tema escolhido pela escola está completamente de acordo com os nossos princípios. Além disto, é uma ótima oportunidade da Prefeitura divulgar seus instrumentos de conservação e melhoria, como o Aterro Sanitário, a Ascito e os projetos desenvolvidos no Parque Ecológico”, avalia a secretária.

O projeto foi lançado em setembro, no Parque Ecológico, reunindo funcionários da escola, pais e alunos. De acordo com Jussara, o tema “Meio Ambiente” tem sido tratado durante as aulas desde fevereiro, “para conscientizar sobre os cuidados com a natureza e a importância de estar bem, em um espaço onde cada um tem a sua responsabilidade”. Para a chefe da Divisão de Educação Ambiental da Prefeitura, Aparecida Cunha, o primeiro fruto desse projeto é a promoção da educação ambiental, “que conduz a realização de projetos e atitudes que busquem a sustentabilidade”. “E o mais importante é a multiplicação da conscientização quanto à relação ser humano, meio ambiente e qualidade de vida”, ressalta Aparecida.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook