Prefeitura de Itabirito mantém política de diálogo com sindicato dos servidores municipais

Itabirito,
10 de Junho de 2016

Representantes da Prefeitura receberam integrantes do Sindicato em reunião na quarta-feira

A Prefeitura de Itabirito dá continuidade a sua política de diálogo com os servidores públicos municipais. Na manhã de quarta-feira (08) representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itabirito (Sindsemi) acompanhados por uma comissão de professores da rede municipal, foram recebidos no gabinete do prefeito Alex Salvador. A reunião foi agendada por solicitação do Sindicato e serviu para que a entidade apresentasse suas reivindicações.

Entre as solicitações apontadas pelo Sindicato, estão o reajuste salarial anual para todos os servidores, conforme previsto pela Constituição Federal; reajuste no salário do magistério na mesma proporção do piso salarial profissional; vale-cesta para todos os servidores, além do reajuste do valor para aqueles servidores que já contam com o benefício. O prefeito Alex Salvador, acompanhado pelo vice-prefeito Wolney Oliveira, por secretários municipais, equipe jurídica e outros técnicos da Prefeitura, ouviu atentamente as solicitações e destacou a importância de manter aberto um canal de diálogo saudável e respeitoso.

“As reivindicações do Sindicato são justas, mas é essencial atentar para a realidade da Prefeitura. Existe um cenário de crise instalado e isso causa impacto nas contas de qualquer administração pública, sobretudo da esfera municipal. Vamos analisar as reivindicações e dar retorno para o Sindicato, de forma a demonstrar as reais condições da Prefeitura e amparar os argumentos com dados. A Prefeitura preza pelo diálogo, desde que seja de forma cordial”, afirmou o prefeito.

Em relação à questão do piso salarial do magistério, a reivindicação do Sindicato é que os professores da rede municipal tenham seus salários reajustados de acordo com o índice aplicado anualmente pelo Ministério da Educação (MEC). O último reajuste foi 11,36%. A secretária de Educação, Ana Góis, esclareceu que o piso é regulamentado pela Lei 11.738, a chamada Lei do Piso, e essa mesma legislação estabelece que o valor corresponde a uma jornada de 40 horas semanais. Como a Lei admite a proporcionalidade, o valor deve ser calculado de acordo com a carga horária adotada em cada rede. Em Itabirito, como as jornadas são de 27 e 30 horas semanais, o valor pago atualmente está acima do Piso Nacional.

Política de diálogo

Em março, o prefeito já havia recebido representantes do Sindicato para uma reunião. Na ocasião, foram esclarecidas dúvidas sobre a legislação que rege as carreiras dos servidores municipais, além de firmado o compromisso de garantir maior participação dos servidores da Educação das questões administrativas. A partir desse encontro, a secretária Ana Góis criou uma rotina de visitas às escolas municipais para ouvir demandas de professores e demais servidores. Ao longo dos meses de abril e maio, a secretária promoveu encontros com servidores de todas as escolas da rede no intuito de apresentar um panorama da Educação em Itabirito, além de ouvir sugestões dos profissionais que atuam nas escolas.

Prefeitura de Itabirito mantém política de diálogo com sindicato dos servidores municipaisPrefeitura de Itabirito mantém política de diálogo com sindicato dos servidores municipais
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook