Prefeitura de Itabirito prioriza melhorias na saúde

Itabirito,
01 de Outubro de 2011

Uma mudança no sistema de atendimento da Atenção Primária à Saúde de Itabirito está mudando a rotina de trabalho e trazendo melhorias para os usuários e funcionários das unidades de saúde do município. Desde o início de setembro, os 13 enfermeiros que atuam nas Unidades de Atenção Primária à Saúde foram referenciados, o que “organizou o serviço de forma sistematizada, abrangendo toda a população, de acordo com a sua necessidade”, explica Fernanda Varela Lima, coordenadora técnica da Atenção Primária à Saúde.

Com a iniciativa, cada enfermeiro assumiu uma especialidade, tornando-se referência para a população em assuntos como: saúde do trabalhador, da criança, do homem, da mulher, do idoso, saúde mental, Hipertensão, Diabetes, Hanseníase, Tuberculose, tabagismo, curativos, humanização e programas de informação à saúde. “Avalio como um grande passo para a saúde de Itabirito. Os profissionais estão mais motivados e sabem que agora podem fazer algo a mais pelos pacientes”, comenta Adilson Vianna, enfermeiro da unidade do bairro Vila Gonçalo, referenciado em saúde do homem.

Fernanda Varela ressalta que, mesmo com a iniciativa, todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps, antiga UBS) de Itabirito estão preparadas para atender todas as demandas da população. “A ação primária soluciona 80% das demandas da população. A única mudança é que, a partir de agora, os enfermeiros podem se empenhar e focar em ações e projetos voltados para a sua especialidade”, esclarece a coordenadora.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook