Prefeitura de Mariana assume compromisso de investimento na educação

Mariana,
31 de Janeiro de 2011

O Centro de Convenções recebeu cerca de 700 pessoas entre autoridades e profissionais da educação para o evento que marcou o início do Ano Escolar da rede pública de ensino em Mariana. Entre as autoridades presentes estivam o prefeito Geraldo Sales, Bambu, o presidente da Câmara dos Vereadores de Mariana Fernando Sampaio, o secretário de Educação José Jarbas Filho e representando a Superintendência Regional de Ensino, Elisete Fernandes.

José Jarbas foi o primeiro a falar, destacando o compromisso da atual gestão municipal com o desenvolvimento da educação. Emocionado, Jarbas destacou que como professor sabe dos desafios encontrados por quem trabalha com o magistério daí o motivo de ter aceitado o convite para estar à frente da Secretaria de Educação. “Aprendi a ganhar R$ 800 como professor com orgulho e sei que é preciso valorizar o profissional da educação” disse em meio às lágrimas e aos aplausos dos presentes. Outro assunto destacado por ele foi referente à merenda escolar. Este ano a Prefeitura não contará mais com a empresa responsável por preparar a merenda escolar. A partir de agora, o município ficará responsável pela alimentação dos alunos, o que irá gerar uma economia de mais de R$ 2 milhões anuais aos cofres municipais, que será reinvestida na educação.

Bambu deu importância em sua fala justamente aos investimentos feitos pela Prefeitura esse ano. “É necessário cortar gastos para poder investí-los de maneira correta e ter responsabilidade com os recursos públicos”, disse ele. “O que será feito no caso da merenda escolar é um exemplo da cultura que está sendo implantada na administração municipal”. Para que essas mudanças sejam colocadas em práticas, contudo, Bambu espera contar com a participação e a confiança de todos. “Vamos fazer Mariana um modelo de educação. Para que isso seja possível, precisamos que todos apoiem e confiem em nosso trabalho”, afirmou.

Edernon Marcos Pereira, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, além de ressaltar o compromisso da Prefeitura com a educação este ano, deu uma notícia de primeira mão que ampliará a possibilidade de se fazer um curso superior na cidade. A partir de agosto Mariana terá uma escola técnica federal. “Só faltam acertar alguns últimos detalhes’’ destacou ele.

Após serem apresentadas as propostas para a educação este ano, foram apresentadas os diretores e vice-diretores das 26 escolas e creches municipais. Nos próximos dias, três e quatro de fevereiro, ocorrem as reuniões administrativas e pedagógicas em cada escola, e nelas serão traçados os planos de ensino municipal. No dia sete, segunda-feira, têm-se o início das aulas.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook