Prefeitura de Ouro Preto e Vale Manganês discutem despoluição e estudo de tráfego

Ouro Preto,
16 de Abril de 2012

A inauguração do filtro despoluidor de 28 milhões de reais, na Fábrica da Vale, na Rancharia, dia 26 próximo, e a situação da Avenida Américo Renné Giannetti, transformada em rodovia de risco no bairro Saramenha de Cima, foram o tema da reunião de dirigentes da empresa com o prefeito Angelo Oswaldo, nessa quarta-feira (12). O diretor de Manganês da Vale, Alex Monteiro, veio do Rio de Janeiro e estava acompanhado do gerente-geral da Vale, Rodrigo Melo, e da equipe dirigente da unidade da Vale Manganês na Rancharia.

A Fábrica da Rancharia ganha filtro no único dos seus três fornos ainda não equipado com o sistema de controle ambiental exigido pela legislação. O acordo entre a empresa, o governo do Estado e a Prefeitura garantiu a implantação do sistema, no valor de 28 milhões de reais, e sua operação começa no próximo dia 26. Com isso, haverá melhoria expressiva na qualidade do ar e nas condições ambientais na cidade de Ouro Preto.

Os representantes da Vale e o prefeito acertaram a realização de estudo de engenharia de tráfego, com levantamento de dados e desenvolvimento de análises, para a definição da melhor solução para a Avenida Américo Renné Giannetti. Segundo o diretor Alex Monteiro, a Fábrica da Rancharia seria responsável por cerca de apenas 14 por cento do trânsito pesado naquela via, utilizada por crescente e preocupante fluxo de veículos no sentido Rio - São Paulo - Leste de Minas - Nordeste do Brasil. Para a Vale, a construção da estrada paralela, cujo projeto já foi elaborado às custas da empresa, pode parecer uma solução imediata, mas em pouco tempo não resolveria problema carente de maior cuidado na análise de seus desdobramentos.

O prefeito Angelo Oswaldo aceitou a proposta, na expectativa de que “o estudo técnico e científico do caso da Renné Giannetti possa apontar rapidamente solução objetiva e envolver mais parceiros, como os governos estadual e federal”. A Vale vai contratar a empresa responsável. Disse ainda o prefeito que “a Associação de Moradores, sob a coordenação firme de Márcio Glicério Mendes, o Pingo, com o apoio do vereador Flávio Andrade, representando o Legislativo, participa do processo e enfatiza o profundo anseio da comunidade quanto às respostas definitivas para o desafio”.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook