Prefeitura de Ouro Preto investe na segurança do trânsito

Ouro Preto,
22 de Maio de 2012

No último dia 9 de maio, foi realizado, em Ouro Preto, um encontro entre Guardas Municipais, Departamentos de Trânsito de cidades vizinhas e alunos de Escolas Públicas de Ouro Preto para o lançamento das Ações Educativas de Trânsito 2012, juntamente com a apresentação da campanha nacional pela redução da violência no trânsito: “Pare, Pense, Mude”. Esse foi o pontapé inicial das ações do Sistema Nacional de Trânsito no Município em 2012.

Além das ações pontuais, atualmente, em Ouro Preto, estão sendo implantadas melhorias para a organização da circulação de veículos e pedestres como a instalação de estacionamentos rotativos, proibição de carga e descarga fora do horário predeterminado, sinalização, estabelecimento de mão única em ruas estreitas e com grande fluxo de veículos.

O Diretor do Departamento Municipal de Transito – Ourotran e comandante da Guarda Municipal, Carlos Mendes, lembra que as ações realizadas pelos órgãos de trânsito não são voltadas apenas para os motoristas. A campanha nacional lançada este ano, durante o evento, é voltada principalmente para o pedestre. O conceito da campanha é: “O transito só muda quando a gente muda”.

As atividades vão além das ruas, a Transitolândia é um projeto que faz parte do movimento PARADA (Pacto Nacional para a Redução de Acidentes) e leva os ensinamentos do trânsito para as escolas. A Guarda Municipal ensina a teoria para as crianças em sala de aula e realiza atividades através de um cenário de trânsito montado no pátio da escola. “Essas crianças, além de estarem aprendendo e participando conosco, estão ensinando para o colega e cobrando dos mais velhos.”, analisa Carlos.

A atuação do Sistema Nacional de Trânsito em Ouro Preto busca proporcionar também uma melhor organização administrativa e estabelecer com clareza as unidades atuantes no Município. Antes da atuação do Sistema, o trânsito de Ouro Preto não era ainda municipalizado e o alcance da Ourotran era ainda pequeno. Hoje, com o Sistema, o Departamento Municipal de Trânsito tem alcançado maior área de influência com intuito de se expandir para todo o Município.

O Sistema Nacional de Transito é composto por órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e tem por finalidade implantar uma política em todo o território nacional, com regras, para atender à segurança, fluidez, conforto e educação no trânsito.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook