Professor do IFMG Ouro Preto é acusado de abuso sexual

Ouro Preto,
16 de Setembro de 2016

Um professor do IFMG Campus Ouro Preto está sendo acusado de abusar sexualmente de uma aluna da instituição. Em sua página no facebook, o professor pede desculpas e confirma que realmente cometeu o ato. “O fato não foi um caso pensado, aconteceu num momento em que eu, definitivamente, não consigo explicar. E não tem explicação”, declara.

A aluna, em áudio que circula pela rede social whatsApp, relata como aconteceu o fato, no âmbito da instituição de ensino. “Ele tinha acabado de aplicar prova e pediu pra eu ajuda-lo a procurar a chave do carro. Não encontramos e eu disse que deveria estar no carro. Ele se aproximou de mim e falou que eu estava linda e aí começou a pegar e passar a mão pelo meu corpo. Eu fiquei sem reação. Se eu tivesse gritado, pedido ajuda ele estaria preso, mas não consegui reagir. Se fosse uma mulher mais magra, talvez teria sido pior. Eu consegui sair”, relata a menina que ainda afirmou ter contado para a mãe, a direção da escola e ainda feito Boletim de Ocorrência.

O IFMG

Em nota, a Direção-Geral do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto informou que está tomando as medidas necessárias e ouvindo as partes envolvidas para apurar a denúncia de assédio formalizada por uma aluna na última sexta-feira, 9 de setembro, contra um professor da unidade.

Após ouvir e acolher a estudante, a equipe gestora da Instituição determinou o afastamento imediato do professor de suas atividades e realizou, na segunda-feira, dia 12, o encaminhamento dos registros à Reitoria do IFMG, em Belo Horizonte. Em obediência aos procedimentos legais, a abertura de um processo administrativo e a constituição de uma comissão de sindicância não podem ser instauradas pelo Campus, tratando-se de uma prerrogativa do reitor do Instituto. A tramitação é sigilosa, mas ao final será divulgada a conclusão do processo.

Ao longo da semana estão sendo realizadas reuniões com a presença de alunos e servidores do Campus para esclarecimento das medidas tomadas em relação ao caso, reflexão e planejamento, de forma conjunta, de estratégias para a conscientização da comunidade acadêmica. O estabelecimento de canais oficiais para a formalização de denúncias também tem sido discutido em âmbito acadêmico.

A Direção colocou-se à disposição da estudante e de sua família e está agindo de forma que não haja qualquer tipo de prejuízo acadêmico para a aluna.

A administração do IFMG – Campus Ouro Preto salienta, ainda, que é intolerante com qualquer atitude de assédio, opressão, violência, discriminação e reforça seu compromisso de zelar por uma Instituição que, ao longo de seus 72 anos, tem contribuído para qualificação e formação de profissionais e cidadãos críticos, responsáveis e capazes de atuar na transformação da sociedade.

Professor do IFMG Ouro Preto é acusado de abuso sexual
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook