Programa Bolsa Atleta ainda não saiu do papel

Ouro Preto,
20 de Abril de 2012

Cerca de 20 atletas ouro-pretanos esperam o pagamento do benefício

Uma comissão do Bolsa Atleta, programa de apoio a atletas de alto rendimento que representam Ouro Preto nas competições esportivas, divulgou, no dia 14 de janeiro deste ano, a lista dos contemplados com o auxílio financeiro do município, sendo sete atletas na categoria nacional e 12 na categoria internacional. No entanto, os valores ainda não começaram a ser repassados aos esportistas. Durante a reunião ordinária de terça-feira, 17, os vereadores Regina Braga (PSDB) Luiz Gonzaga (PR) e Leo Feijoada (PSDB) levantaram a discussão, uma vez que os beneficiados do programa já teriam recebido o cartão de pagamento, há 15 dias.

A efetividade da ação se arrasta desde 2010, quando foi promulgada por lei municipal em outubro daquele ano. Um requerimento (34/2012) de autoria de Regina Braga solicitou ao executivo uma previsão para o pagamento das bolsas. A vereadora informa, com base em divulgação na imprensa local, que os judocas de Cachoeira do Campo foram contemplados com o Bolsa Atleta Internacional. “Mas de fato não receberam o auxílio, pois a prefeitura ainda não pagou. E os demais atletas que também aguardam ansiosos esse apoio, até quando terão que esperar?” diz a vereadora.

O vereador Luiz Gonzaga ressalta a importância do programa para custeio das atividades dos esportistas e diz que os recursos já foram aprovados. “Esses atletas representam Ouro Preto em diversos campeonatos e necessitam desse apoio já que muitos passam por dificuldades de treinamento e custeio de viagens. Mas, a meu ver, pagamento não é problema porque os recursos já foram assegurados no orçamento de 2011”, destaca. Para o vereador Léo Feijoada “as leis elaboradas e aprovadas devem ser colocadas em prática pelo executivo, que deve respeitar o legislativo e a população”.

O novo secretário Municipal de Esportes e Lazer, Silvâno Arcebispo, explicou à reportagem do O LIBERAL que a previsão e o pagamento do Bolsa Atleta dependem de um parecer da Procuradoria do município. “Por ser ano eleitoral, a liberação dos recursos estão condicionados à análise jurídica. Estamos acompanhando essa situação e o mais breve possível os atletas terão seus benefícios pagos; entendemos a importância desse apoio às suas atividades”, diz Silvano. Pelo programa Bolsa Atleta, as bolsas serão concedidas durante seis meses, podendo ser renovadas desde que o atleta submeta-se a novo procedimento de inscrição e atenda aos requisitos definidos no edital.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook