Programa de Avicultura Familiar completa um ano de sucesso

Ouro Preto,
12 de Novembro de 2011

O Programa de Avicultura Familiar de Ouro Preto teve início em outubro de 2010 envolvendo 12 famílias da localidade de Mata dos Palmitos, no distrito de Santa Rita. A Secretaria de Agropecuária distribuiu material para construção dos galinheiros, 1.200 franguinhas com 18 dias de vida e ração para o crescimento e o início da postura, além do apoio técnico e aplicação de vacinas.

Atualmente, a Prefeitura já adquire 300 dúzias de ovos por semana para a alimentação escolar. No próximo ano, cada família irá receber mais 50 franguinhas para ampliação do projeto. “Nós estamos contribuindo para o aumento da renda de 12 famílias e garantindo, ainda, produtos de boa procedência e qualidade para a merenda escolar de nossas crianças”, comemora o secretário de Agropecuária, Sebastião Evásio Bonifácio.

A experiência realizada em Ouro Preto em relação à agricultura familiar, particularmente à avicultura, já está servindo de exemplo para outros municípios. Recentemente, o secretário Sebastião Evásio, acompanhado do engenheiro agrônomo Paulo Márcio e do veterinário José Garibaldi, esteve em Barbacena, onde explicou, para mais 150 agricultores e agentes públicos, sobre o programa de avicultura familiar desenvolvido em Matas dos Palmitos. Segundo Sebastião Evásio, os agricultores presentes no encontro ficaram entusiasmados com o programa e disseram que também irão implantá-lo na cidade.

Programa de Alimentação Escolar

De acordo com a Lei Federal da Alimentação Escolar, pelo menos 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar devem ser destinados à agricultura familiar. A compra também fica dispensada de licitação, desde que os preços sejam compatíveis com os do mercado local e os produtos atendam normas de qualidade.

Nesse sentido, a Prefeitura de Ouro Preto tem investido na produção agrícola familiar, por meio de apoio técnico da Secretaria de Agropecuária, a fim de qualificar o agricultor para produzir alimentos de qualidade que são comprados pelo Executivo para o fornecimento da merenda escolar. São desenvolvidas ações para produção de frutas, milho, feijão, arroz, hortaliças, ovos, mel, roscas caseiras, entre outros produtos.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook