Programa Ouro Preto Recicla chega a Lavras Novas

Ouro Preto,
29 de Setembro de 2017

Com o objetivo de implantar a coleta seletiva em Lavras Novas, o Programa Ouro Preto Recicla realizou neste mês a campanha deconscientização junto aos moradores do distrito. A atividade é uma parceria entre os setores de Educação Ambiental e de Resíduos Sólidos da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente, e da Escola Municipal de Lavras Novas.

Cerca de 60 estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I participaram da campanha porta a porta, onde, conduzidos por seus professores e pelos funcionários da Secretaria, orientaram os moradores quanto a importância da coleta seletiva e da reciclagem em um contexto ambiental e social.

A campanha é mais uma das ações para o processo de implantação da coleta no distrito. Na Semana do Meio Ambiente, comemorada em junho, a Secretaria promoveu na escola uma gincana ambiental, em que os estudantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre reciclagem e sustentabilidade. Na ocasião, os alunos, com idades entre 5 e 11 anos, recolheram cerca de 160 kg de material reciclável.

Coleta seletiva acontecerá todas às quartas-feiras a partir do dia 4 de outubro

Segundo a professora Janete Bispo, que acompanhou as ações envolvendo a escola, o processo de educação ambiental tem sido muito produtivo. “Eles viam os livros sobre a coleta seletiva, mas não sabiam como funcionava na prática. A era capitalista deixa de lado a importância do meio ambiente. Se a atuação do projeto em Lavras Novas se iniciou aqui na escola, nada melhor do que começar aqui, com a implantação de coletores de materiais recicláveis para criar a conscientização no ambiente escolar”.

A estudante do 5º ano Laís Augusta Gomes Carvalho aprendeu na escola sobre os benefícios da coleta seletiva para o meio ambiente, e afirma que além da sala de aula, o incentivo para a preservação também está em casa. “Minha mãe disse que farei um trabalho muito importante para ajudar Lavras Novas”, conclui.

Moradora do distrito, a comerciante Marileia Alves Azevedo avalia como positiva a ação. “A iniciativa é ótima e é necessário o processo de conscientização porque muita gente não entende ainda o que é a coleta seletiva. A quantidade de garrafinhas que os turistas deixam aqui sempre me incomodou, agora eu sei como serão destinadas, sei o que fazer”.

O Programa Ouro Preto Recicla

Iniciado em 2017, o Programa Ouro Preto Recicla tem como objetivo ofertar a coleta seletiva no Município de Ouro Preto. O Programa atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010, e permite a importante parceria entre a Prefeitura Municipal de Ouro Preto e duas associações de catadores: a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Rancharia (ACMAR) e a Associação de Beneficiamento e Reciclagem do Lixo e Meio Ambiente e Preservação Ambiental da Cidade de Ouro Preto (Associação de Catadores do Padre Faria), além de prestar apoio ao Clube da Melhor Idade Renascer.

De acordo com o assessor de Meio Ambiente e Coordenador do Programa, Pedro Lisboa, “a Educação Ambiental e as campanhas porta a porta são ações extremamente importantes para a implantação da coleta seletiva”. Ele acredita que esse trabalho de conscientização, aliado à parceria entre as associações e os moradores, contribui diretamente para o crescimento do Programa Ouro Preto Recicla. “No primeiro semestre de 2017, foram destinados às indústrias recicladoras um total de 198 toneladas de material reciclável, evidenciando um aumento de 29% em relação ao mesmo período do ano de 2016”, conclui.

Atualmente, as associações contam com 17 catadores, que contribuem com a coleta, segregação e enfardamento dos materiais recolhidos porta a porta nos 10 bairros atendidos pela coleta seletiva na cidade de Ouro Preto e, agora, no distrito de Lavras Novas. Os bairros atendidos pela coleta porta a porta na cidade de Ouro Preto são: Água Limpa, Barra, Cabeças, Centro, Estação, Lagoa, Padre Faria, Pilar, Rosário e São Cristóvão.

Programa Ouro Preto Recicla chega a Lavras Novas - Foto de Agliene MartinsPrograma Ouro Preto Recicla chega a Lavras Novas - Foto de Agliene MartinsPrograma Ouro Preto Recicla chega a Lavras Novas - Foto de Agliene MartinsPrograma Ouro Preto Recicla chega a Lavras Novas - Foto de Agliene MartinsPrograma Ouro Preto Recicla chega a Lavras Novas - Foto de Agliene MartinsPrograma Ouro Preto Recicla chega a Lavras Novas - Foto de Agliene MartinsPrograma Ouro Preto Recicla chega a Lavras Novas - Foto de Agliene Martins
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook