Projeto de biólogos da Prefeitura é premiado por zoológico americano

Itabirito,
07 de Dezembro de 2017

Considerado o melhor zoológico do estado norte americano de Michigan e um dos melhores dos Estados Unidos, o John Ball Zoological Garden lançou um edital no início do ano com premiação financeira para iniciativas de conservação de espécies animais. E a boa notícia é que o projeto dos três biólogos Milton Ribeiro e Leonardo Ramos e do veterinário Francisco Schall do Parque da Cidade foi agraciado com uma bolsa de 700 dólares para colocá-lo em prática.

A proposta do projeto foi marcar por meio de microchips, ou anilhas, tatuagens ou brincos, os animais do parque ainda não marcados, uma exigência do Ibama (Instrução Normativa 02 de 2001). Outro ponto contido na iniciativa e que pode ter sido decisivo para a vitória, foi a proposta de promover a sexagemção das aves/diferenciar o sexo do animal.

Segundo a equipe técnica, o biólogo Leonardo Ramos diferenciar o sexo das aves é importante para promover a reprodução das espécies e isso se revela fundamental no caso das ameaçadas de extinção. Como é o caso dos papagaios das espécies Chauá e Peito -Roxo criados em cativeiro mantidos no zoológico Parque.

Eles explicam que a identificação do sexo de grande parte das aves, é muito difícil de obter por meio da análise morfológica externa dos animais. Diante disso, um dos problemas básicos para a conservação e criação de aves é a identificação do sexo para formação de casais.

Os biólogos contam que mesmo nas espécies em que apresentam diferença entre os sexos, em alguns casos ela só se torna evidente quando adultos ou quase adultos. Este fator representa um problema para a criação, conservação e a pesquisa científica de tais espécies, necessitando-se da utilização de métodos de sexagem.

“Nossa intenção é a partir da sexagemção desenvolver um projeto futuro no parque para reproduzir e reintroduzir esses papagaios aos seus habitats naturais, contribuindo para a manutenção das populações em vida livre, perpetuação das espécies”, explicou Leonardo.

Eles consideram a premiação do projeto escolhido entre centenas de todo o mundo um motivo de orgulho. Segundo o biólogo Milton Ribeiro Reis isso mostra o reconhecimento e a seriedade do trabalho desenvolvido pela equipe de biólogos do Parque do Zoológico em prol dos animais. “Outro fator que nos orgulha é termos a certeza de estarmos contribuindo para a excelência do serviço público municipal e principalmente para o bem estar dos animais”, finalizou.

Projeto de biólogos da Prefeitura é premiado por zoológico americano
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook