Projeto Deus Cuida de Nós ajuda na recuperação de dependentes em Ouro Preto

Ouro Preto,
06 de Abril de 2018

Uma ação de iniciativa privada tem feito a diferença na vida de dependentes químicos e de alcoolismo em Ouro Preto. A ONG Deus Cuida de Nós, que está na cidade a quase um ano, trabalha na recuperação de dependentes e também na prevenção com crianças e adolescentes. Sem fins lucrativos, a instituição persiste com doações e da venda de doces.

Em Ouro Preto, a Deus Cuida de Nós está em três localidades: Santa Rita, Pasto Limpo e no bairro Piedade. A recuperação é sem medicamentos e a equipe trabalha o lado espiritual, tendo como lema “Jesus restaurando a minha família”, como explica a Pastora Kaká, uma das coordenadoras e fundadora do projeto. “A recuperação, ela começa em Deus, pois sozinho a gente entende que não somos e não conseguimos nada. O nosso trabalho é em equipe”, explica. Já a parte de prevenção com crianças e adolescente é feita através de cursos, oficinas terapêuticas e estudos bíblicos, como forma de tirar os jovens das ruas.

A venda de doces, além de arrecadar recursos, é acima de tudo uma forma de mapear as pessoas que precisam de ajuda. “Essa é uma maneira que encontramos de identificarmos pessoas que estão precisando de ajuda. Na apresentação dos doces, nos aproximamos das pessoas e apresentamos o projeto”, enfatiza Ênio Campos Pimenta, coordenador da ONG.

Deus Cuida de Nós

A ONG foi criada há quatro anos em Contagem e chegou a ter uma sede também em Esmeraldas, onde chegaram a receber mais de 60 ouro-pretanos para tratamento. Com tantos assistidos da cidade, os fundadores receberam convites para instalar uma sede em Ouro Preto. “Recebemos um convite da secretaria de Assistência Social de Ouro Preto. Há quase um ano estamos aqui e as portas estão se abrindo e o projeto cada vez mais amplo”, comemora. “Seguimos a bíblia, os mandamentos, principalmente amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo. Dessa forma conseguimos enxergar a necessidade do próximo, por amor”, enfatiza a Pastora Kaká, explicando que a instituição tem cunho espiritual e não religioso.

Pastor no bairro, Cristiano Oliveira fala das mudanças na vida dos moradores do bairro. “Esse projeto chegou para alavancar a comunidade. Mudou totalmente a realidade de várias pessoas. Muita gente tem problema com drogas, bebida, consequentemente, prostituição. Essa foi uma grande ajuda para reforça a transformação dessas pessoas e a minha também. Estou muito feliz em poder ajudar”, comemora.

Polêmica

Em janeiro deste ano, uma informação de que uma escola seria doada em regime de comodato pela prefeitura, para as instalações da ONG, gerou grandes discussões. Ênio explica que o convite partiu do executivo. “A escola foi oferecida pela prefeitura. Há muitos anos ela estava desativada. Nós não pedimos, a secretaria de Assistência Social nos ofertou. Mas, depois de tanta polêmica decidimos não aceitar e logo depois recebemos o convite do Pastor Cristiano Oliveira, morador do Bairro Piedade, que nos cedeu uma casa, onde estão as nossas instalações administrativas”, explica o coordenador.

Retiro

‘Encontro com Deus’, entre os dias 13 e 15 de abril. O evento é um retiro, que é requisito para aqueles que têm interesse em fazer o tratamento. São disponibilizadas 10 vagas sociais para o tratamento de recuperação. As inscrições podem ser realizadas nas unidades da ONG. Informações pelo telefone: (31) 99171-6370.

Atualmente 25 pessoas dependentes fazem o tratamento de recuperação e a ONG conta com a colaboração de cerca de 50 voluntários. Quem tiver interesse em ajudar ou queira pedir ajuda para alguém, pode entrar em contato com os coordenadores do projeto pelo telefone de inscrição do retiro.

Projeto Deus Cuida de Nós ajuda na recuperação de dependentes em Ouro PretoProjeto Deus Cuida de Nós ajuda na recuperação de dependentes em Ouro PretoProjeto Deus Cuida de Nós ajuda na recuperação de dependentes em Ouro Preto
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook