Dia C: Informações e agendamentos para castrações gratuitas em Itabirito

Itabirito,
06 de Abril de 2018

A primeira segunda-feira de cada mês é de muita informação para os tutores que desejam agendar castrações gratuitas para seus animais. Realizado pelo segundo mês consecutivo no dia 2 de abril, o Dia C é organizado pela equipe do Serviço de Controle Animal (SCA) da Prefeitura de Itabirito e reúne, em média, 30 tutores por encontro, que realizam agendamento prévio.

De acordo com a coordenadora do SCA e médica veterinária, Ana Liz Bastos, o encontro tem como objetivo orientar os tutores sobre os procedimentos pré e pós-cirúrgico e informar sobre a guarda responsável. “Além de ser uma oportunidade de fazer a triagem do nosso público-alvo, é um momento em que podemos falar sobre os cuidados básicos com os animais, os pré-requisitos para a operação e tirar dúvidas que eles possam ter”, explica.

O programa de castração gratuita da Prefeitura de Itabirito é destinado, prioritariamente, para os animais adotados na feira realizada em parceria com a Ong Vidanimal, de tutores de baixa renda e de regiões com maiores índices de agressões por animais, solicitações de recolhimentos e prevalência de zoonoses. Por mês, cerca de 80 cães e gatos são castrados pelo SCA.

Para a moradora do bairro Padre Adelmo Leidiane da Silva Soares, o encontro foi muito positivo. “Acho também muito importante que seja oferecido o benefício da castração, pois ajuda para que a gente consiga adotar um animal. Aproveitei também o encontro para tirar algumas dúvidas, pois é a primeira vez que tenho gatos”, explica ela que é tutora de dois gatos.

Importância da castração

Além de ser a melhor forma de evitar a super população de cães e gatos, a castração traz uma série de benefício para os animais. Em fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama e as infecções uterinas. Para os machos, as vantagens incluem a diminuição dos problemas de próstata, da marcação de território, fugas e brigas com outros animais. Em ambos, também é notável a melhoria do comportamento.

Os agendamentos para participação no Dia C são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h no telefone (31) 98897-1659.

Dia C: Informações e agendamentos para castrações gratuitas em ItabiritoDia C: Informações e agendamentos para castrações gratuitas em Itabirito
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook