Projeto “Leia Mariana” e trabalho do Corpo de Bombeiros Civil são temas de reunião da Câmara

Mariana,
05 de Agosto de 2016

A Câmara de Mariana recebeu a coordenadora do Clube Osquindô, Gisele Alves, e a produtora Débora Santos naTribuna Livre da primeira reunião realizada no segundo semestre, dia 1º de agosto. Elas apresentaram o projeto “Leia Mariana” realizado pelo clube Osquindô junto à rede Loucos Por Leitura desde o dia 14 de julho e que visa arrecadar 10 mil títulos de literatura infantil, infanto-juvenil e revistinhas em quadrinhos que abastecerão todos os 11 pontos de leitura do programa. A Câmara de Mariana é um dos pontos de arrecadação parceiro da campanha que segue até o dia 14 de outubro.

O projeto tem o objetivo de fortalecer o trabalho dos pontos de leitura formados por bibliotecas, espaços comunitários e escolares em diversos bairros e distritos da cidade. São eles: Osquindoteca, Biblioteca Comunitária Hebe Rola no Centro de Aproveitamento de Materiais Recicláveis (Camar), Biblioteca Comunitária José Arnaldo, Biblioteca Comunitária Doce Leitura no Projeto Alferes, Biblioteca Escolar Alphonsus de Guimaraens na escola Dom Oscar, Biblioteca Escolar Olímpia Cota na escola Sinhô Machado, Biblioteca Escolar Monteiro Lobato no Cempa, Biblioteca Escolar Monsenhor José Cota, Biblioteca Escolar Cantinho da Leitura em Passagem de Mariana, Biblioteca Escolar Wilson Pimenta no bairro Santo Antônio, e a Biblioteca Escolar Paracatu na Escola Dom Luciano Mendes.

Os interessados em fazer doações podem levar livros aos pontos de arrecadação que funcionam nos 11 pontos de leitura e na sede dos parceiros do projeto: Câmara Municipal de Mariana, Centro de Cultura SESI Mariana, Cooperouro, Centro de Atenção ao Turista (CAT), Secretaria Municipal de Educação, ICHS/UFOP, Vale, Ponto Volante de Cultura (Caminhão SESI Mariana), Funcesi, TV Ufop e TV Top Cultura. De acordo com a produtora Débora Santos, as pessoas também podem contribuir de outras formas. Segundo ela, o projeto necessita de “mobiliários e equipamentos para suporte técnico e gestão dos pontos, além de voluntários para atendimentos e para gerar programação contínua nos pontos de leitura e patrocínios para garantir a manutenção destes pontos”.

Corpo de Bombeiros Civil - Membros do Corpo de Bombeiro Civil de Mariana também usaram a Tribuna Livre para falar sobre o trabalho voluntário realizado em Mariana. Eles também apresentaram o projeto que foi criado recentemente para beneficiar crianças de rua. O projeto está previsto para ser iniciado em até um mês e tem objetivo de dar apoio para que estas crianças cresçam com dignidade e respeito.

Professores - Na mesma reunião, os vereadores tornaram público o abaixo assinado dos professores efetivos não optantes pelo Plano de Cargos e Salários da rede municipal de ensino de Mariana. Os educadores solicitam esclarecimentos por parte da Secretaria Municipal de Educação sobre o motivo que levou a não receberem o prêmio de produtividade pago a todos os professores, inclusive para aqueles que não atuam diretamente na sala de aula.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook