Saideira do Viação Gastronômica: o sabor e o ritmo do sucesso

Itabirito,
22 de Junho de 2018

O Viação Gastronômica de 2018 terminou em grande estilo. A Grande Saideira reuniu milhares de pessoas no último sábado, dia 16 de junho, na Praça da Estação. Ao longo das 12 horas de festival, itabiritenses e turistas tiveram a chance de saborear deliciosos pratos ao som de grandes nomes da música. "Essa iniciativa acarretou muitas coisas boas. É importantíssima a integração entre os bares, porque fomenta o mercado. A competição é boa, porque você capricha e, assim, todos estão sempre evoluindo. É um ótimo incentivo da Prefeitura", exaltou Juliano de Carvalho Reis. "Fui a alguns bares para apreciar os pratos. Uma delícia. Evento super gostoso. Itabirito precisa disso", completou Matheus Mendanha.

Bares e restaurantes comemoram

Nesta edição, o ganhador do Troféu Prato de Ouro foi o Bar e Mercearia Acuruí, com o prato Bolinho Acuruí. O 2º lugar ficou com o Trailler do Adão, que apresentou o Pastel de Angu do Boteco. Completando a classificação, o restaurante Uh! Lugar terminou na 3ª colocação, com o prato Farfalle ao Molho Rubro.

"Não esperava ficar em primeiro. Eu estava feliz em participar da Saideira entre os dez", revelou Sirlei Pena, do Bar e Mercearia Acuruí. "Mais cedo, passou por aqui um chef do Festival Botecar, de Belo Horizonte, que havia visto o programa na TV Alterosa. Ele veio, provou o prato e disse que estava impressionado", emendou.

Satisfação compartilhada com os demais inscritos. "Foi a primeira vez que participei. Tinha receio, porque meu bar é mais restaurante, mas a experiência foi fantástica. Agora, não saio mais", exaltou César Giovannini, do Bar do César Gourmet. "Foi muito bom. Acho interessante o fato de incluir a zona rural. É uma oportunidade para a gente", acrescenta Eliane Ângela de Resende, da Cantina Mãos Dadas, no distrito de Acuruí.

Programação musical de alto nível

A culinária de qualidade foi acompanhada em grande estilo. A programação musical teve Bernardo Avelino, Paulinho Sacra e Daniel B., Copo Lagoinha, Tunai e Wagner Tiso, além de Gustavo Maguá.

"É um prazer homenagear Elis Regina, a maior cantora do Brasil em todos os tempos. A receptividade é sempre maravilhosa. Acho excelente quando você une gastronomia e cultura", comentou o cantor e compositor Tunai. "Parabéns a Itabirito por fazer eventos e mais eventos", ressaltou Wagner Tiso.

A Saideira arrancou elogios do Prefeito Alex Salvador. "Quero cumprimentar todos os bares e restaurantes, que sempre participam com muito boa vontade. A cada ano que passa, o Festival evolui. Em Itabirito, a gente não gasta com festa. A gente investe. Movimenta os bares e restaurantes, todo o mercado de turismo da região".

Para o público, ficou o sabor de quero mais. "Por coincidência, hoje foi aniversário de uma tia nossa. Vimos a programação e resolvemos ficar. Nível altíssimo, foi muito bacana. Provamos todos os pratos. Também chamou a atenção o atendimento fantástico nas barracas. Todos com alegria para atender, receber as pessoas", avaliou Liliane Lemos, que veio Jeceaba.

"Em 2018, completamos cinco anos de realização do projeto. A cada edição, os resultados vão superando as expectativas. A pesquisa realizada com os bares e restaurantes que participaram durante o mês do festival apontou aumento de mais de 40% no público e, consequentemente, no faturamento. Trabalhamos o festival como um projeto de qualificação da gastronomia local, sendo também uma das ações do plano municipal de turismo", destacou a diretora de Turismo, Michilene Rodrigues.

Saideira do Viação Gastronômica: o sabor e o ritmo do sucessoSaideira do Viação Gastronômica: o sabor e o ritmo do sucessoSaideira do Viação Gastronômica: o sabor e o ritmo do sucessoSaideira do Viação Gastronômica: o sabor e o ritmo do sucesso
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook