Santa Casa apresenta prestação de contas

Ouro Preto,
20 de Maio de 2016

A interventora da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto, Adriana Santos, entregou à Juíza da 2º Vara da Comarca de Ouro Preto, Dra. Letícia Drummond, um novo relatório circunstanciado referente às medidas empreendidas na Santa Casa, bem como o Balanço de 2015 auditado da instituição. Além da juíza, a prestação de contas do hospital, apresentada no final de abril, referente ao período de junho/2015 a março/2016, foi apresentada à Comissão de Contratualização da prefeitura, aos representantes da Irmandade e a todos os coordenadores da instituição.

O primeiro foco de atuação da atual administração foi, de imediato, em 08 de junho de 2015, em restabelecer o funcionamento do Pronto Atendimento. Desde então, um trabalho diário tem sido realizado para manter o pleno funcionamento do serviço hospitalar e para cumprir as obrigações financeiras assumidas no mês, que estão sendo pagas de acordo com os recursos recebidos.

Segundo Adriana, “é importante salientar que, no período da intervenção, o hospital não contraiu novos empréstimos. As dívidas provenientes de gestões anteriores aguardam auditoria e recurso específico para negociação. No entanto, as parcelas de empréstimos e financiamentos bancários, contraídos anteriormente, estão sendo honrados exceto a dívida com a instituição financeira Banco Santander que aguarda uma renegociação”.

Entre as várias medidas empreendidas durante a intervenção, destacam-se a assinatura do convênio com a Ufop para manutenção da residência médica; intensificação do relacionamento com o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e com o Município para credenciar novos serviços médicos; contratação de mais dois médicos pediatras; cobrança de uma taxa administrativa aos médicos plantonistas do Pronto Atendimento, que atendem por convênio, para custear despesas; definição de um novo modelo de contratos para terceirizados, que tem como premissa o pagamento de aluguel da área ocupada no hospital e de royalties referentes à utilização do nome e convênio da Santa Casa; elaboração de normas técnicas para organizar as rotinas médicas e o funcionamento da comissão de ética; realização de diversas ações de redução de custo, por meio de implantação de controles de consumo, renegociação e/ou troca de fornecedores e otimização da folha de pagamento. “São muitas melhorias, mas o hospital também enfrenta desafios a serem superados. Entre elas, a restrita disponibilidade de obstetras no mercado tem gerado dificuldade para o cumprimento da escala de profissionais dessa especialidade pelo hospital. Contudo, após intenso trabalho de captação, dois novos especialistas foram contratados para suprir a demanda a partir de junho deste ano”, esclareceu a interventora.

Para 2016, a administração do hospital relatou que busca novas parcerias para realizar diversas melhorias necessárias, visto que não possui recurso próprio para atender todas as demandas.

Ainda de acordo com a interventora, apesar de toda dificuldade que a administração vem encontrando mês a mês em honrar os pagamentos, ficou demonstrado que, se o hospital receber os recursos advindos do Ministério da Saúde, do Estado, do Município, dos convênios particulares, entre outros, as contas mensais serão pagas. “O grande problema é que mesmo tendo reduzido os custos, conforme a demonstração de resultados publicada, os recursos ainda não são suficientes para quitar as dívidas assumidas em gestões anteriores e para garantir os provisionamentos necessários. Mesmo assim, o importante é que, com o grande empenho de toda a equipe da Santa Casa, estamos conseguindo dar um novo cenário ao hospital, seja na garantia da oferta do serviço hospitalar prestado à população de Ouro Preto e região, seja na gestão financeira responsável. Isso tem sido um grande êxito que nos estimula a buscar formas de vencer os inúmeros desafios”, explicou Adriana.

A prestação de contas será apresentada ainda em Assembleia da Irmandade e para o Corpo Clínico da Santa Casa. A administração está tentando agendar uma reunião fechada com os vereadores de Ouro Preto para demonstração dos relatórios. O relatório de auditoria encontra-se na Santa Casa para consulta dos interessados.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook