Saúde conta com mais três ambulâncias para incrementar o atendimento em Ouro Preto

Ouro Preto,
29 de Julho de 2011

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm à sua disposição, a partir desta semana, mais três modernas e confortáveis ambulâncias, adquiridas pela Secretaria Municipal de Saúde, com investimento de cerca de R$ 330 mil. As chaves foram entregues oficialmente à secretaria nessa terça-feira (26), com a presença do prefeito Angelo Oswaldo, do secretário de Saúde, Ariosvaldo Figueiredo, de vários funcionários da pasta e do padre Agostinho Coimbra, que abençoou os veículos.

Além de renovar a frota, que sofre constantes desgastes devido à topografia do município, as novas ambulâncias garantem mais comodidade, não só para o paciente como também para o seu acompanhante. “A cada dia, a saúde em Ouro Preto acrescenta uma melhoria, expande as suas atividades e incorpora novos procedimentos. Essas são ambulâncias muito bem montadas que vão tornar o nosso serviço cada vez melhor. Estamos em uma fase muito positiva da saúde pública no município”, avalia o prefeito Angelo Oswaldo.

O secretário de Saúde, Ariosvaldo Figueiredo, explica que os novos veículos vão complementar a atual frota de 11 ambulâncias. Todavia, segundo ele, duas já estão em operação há quase cinco anos e estão chegando ao limite de sua vida útil. “Além disso, nós trabalhávamos com ambulâncias pequenas; as novas ambulâncias são mais longas e tem o teto alto, comportando um homem alto em pé e, inclusive, o chamado pranchão para transporte de pessoas com suspeita de fratura de coluna. Também são capazes de serem transformadas em UTI’s móveis. Esse é o diferencial em relação às outras”, explica.

Fiscalização

Quarenta e três veículos integram a frota completa da Secretaria de Saúde. Para a coordenadora de Transportes da pasta, Vilma Pedrosa, a sociedade deve ser parceira da prefeitura na fiscalização do atendimento das ambulâncias aos usuários do SUS. Pedrosa afirma que, se um veículo estiver sendo utilizado indevidamente, as pessoas podem e devem alertar à Secretaria de Saúde. “A população pode contribuir para a melhoria dos serviços ajudando na fiscalização”.

Ela lembra também que os usuários do SUS, com consultas ou exames agendados fora de Ouro Preto, e que, por algum motivo, não puderem comparecer devem comunicar ao Setor de Transportes, para que a vaga possa ser repassada a outros pacientes. O telefone é 3559-3348.

UPA

A Secretaria de Saúde também adquiriu 17 poltronas hospitalares para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro São Cristóvão. Elas foram instaladas nas áreas de observação masculina e feminina, na pediatria e na sala de emergência. Com regulagem de encosto, as poltronas podem ser transformadas em um mini-sofá e servirão de apoio para os acompanhantes dos pacientes que necessitam permanecer por mais tempo na UPA.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook