Senai Itabirito começa a se tornar realidade

Itabirito,
03 de Abril de 2012

Prefeitura investe cerca de R$ 10 milhões na capacitação e qualificação profissionais dos jovens do município

A manhã de terça-feira, dia 27 de março, ficará marcada na história de Itabirito representando um novo marco para a capacitação e qualificação dos jovens do munícipio. Dezenas de autoridades da Prefeitura e Câmara de Itabirito, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e da Vale participaram do lançamento da Pedra Fundamental do Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai) de Itabirito. “Que este Senai seja a esperança de todos nós de um futuro mais próspero para todos os jovens de nossa cidade”, ressaltou o prefeito Manoel da Mota. “Instruir é construir. O que fazemos hoje será a alegria do nosso amanhã”, enfatizou Manoel da Mota.

As lembranças e as expectativas em relação ao Senai foram destaques na cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental, que aconteceu na E.M. Natália Donada Melillo. “Plantar sonho é muito fácil, o importante é fazer esse sonho acontecer, ainda mais na área da educação, já que conhecimento ninguém tira”, disse o vice-prefeito Rildo Xavier. “O retorno do Senai é um sonho que se torna realidade. O Senai vem de forma clara, buscar a qualificação dos profissionais para as empresas”, destaca Geraldo Mendanha, presidente da Câmara Municipal de Itabirito.

Os ex-professores da Escola Técnica Intendente Câmara, que possuía um convênio com o Senai e que capacitava os futuros profissionais da Usina Queiroz Júnior, destacaram a importância dos cursos para o desenvolvimento do munícipio. “Itabirito perdeu muito por ficar sem um Senai por 32 anos”, destacou ex-professor Sebastião Canuto. “No passado, Itabirito era um berço de formação de profissionais da indústria e tivemos a alegria de ver espalhados, por toda a parte do Brasil, grandes e ótimos profissionais”, elogiou o ex-professor Antônio Nascimento Sobrinho. “Assim, senhores, com esta iniciativa voltamos a sonhar em ver a nossa Itabirito ser procurada para exportar os nossos profissionais e abre-se uma oportunidade impar para os nossos jovens”, completou o ex-professor.

O Senai já está sendo construído em um terreno adquirido da Companhia Itabirito Industrial pela Prefeitura, na Rua João Pinheiro. O investimento com a compra do terreno, com a construção do prédio e com a estruturação dos cursos está orçada em cerca de R$ 10 milhões. “Em um momento em que estamos tendo um apagão de mão de obra qualificada, o Senai vem atender a uma demanda de formação de nossos jovens para que eles consigam os empregos gerados em nossa cidade com a vinda de dezenas de empresas como a Coca-Cola Femsa”, afirmou Geraldo Magno de Almeida, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

Inicialmente, o Senai atenderá cerca de 500 alunos, podendo atingir uma capacidade de 800 estudantes em diversos cursos nas áreas de formação técnica profissional. A expectativa é que a inauguração aconteça no dia 7 de setembro de 2012, durante as comemorações do aniversário de Itabirito.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook