Servidores públicos protestam por reajuste salarial durante sessão da Câmara de Itabirito

Itabirito,
06 de Maio de 2016

Servidores públicos fizeram um protesto na noite da segunda-feira (25) durante a reunião dos vereadores de Itabirito pedindo ao governo municipal o reajuste salarial garantido por lei e que também foi promessa de campanha.

A manifestação ocorreu de forma pacífica, com cartazes e faixas pendurados no plenário com dizeres pedindo o reajuste para todas as categorias como educação, saúde, transporte, vigilância, limpeza, entre outros. De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itabirito (Sindsemi) Roberto José Cesário, a manifestação é uma tentativa de conseguir dialogar com o executivo e também sensificar o legislativo. “Queremos sensibilizar o legislativo e o prefeito, que este mostre que realmente não tem recurso. Queremos explicações, saber onde está indo a verba recebida pela Fundeb, que deveria ser paga aos professores. Por diversas vezes tentamos dialogar com o Prefeito Alex Salvador e a secretária de Educação Ana Góis, mas nunca chegamos a ser atendidos”, afirmou Cesário.

Ainda segundo Roberto, a defasagem no salário dos servidores ultrapassa 38%. “Se o prefeito alega estar em crise, por qual o motivo ele tem contratado tantos comissionados? Em seu plano de governo ele prometeu um aumento de 10% ao ano, o que chegaria a 40% ao final desse ano. O aumento que o prefeito diz ter dado não chegou nem a 10%”, afirmou.

Em nota a prefeitura informou que não se nega a dialogar com o sindicato ou com qualquer classe de servidores. Destacou ainda que a grande responsável por não permitir o aumento, foi a crise financeira. “Com a queda de cerca de 50% da arrecadação do município, não foi possível conceder aumento aos servidores efetivos, contratados e comissionados de Itabirito nos anos de 2015 e 2016. A prefeitura reforça que, mesmo nessa situação, mantém o salário, assim como os benefícios, de todos os servidores pagos em dia”, afirmou o texto. “Assim que a situação for normalizada, a prefeitura não deixará de conceder o merecido reajuste aos servidores”, garantiu o executivo.

Já representantes do sindicato afirmaram que caso não alcancem os objetivos, será deliberada uma paralisação em assembleia geral.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook