Subcomitê do Rio Itabirito avalia Expedição Rio das Velhas

Itabirito,
22 de Julho de 2017

Integrantes do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itabirito promoveram mais uma reunião Ordinária, na última quinta-feira (13/07), no Parque Ecológico. Durante toda a manhã, conselheiro e integrantes da sociedade civil discutiram vários assuntos pertinentes à preservação das nascentes e da bacia do rio Itabirito.

O presidente do Subcomitê do Rio Itabirito e secretário Municipal de Meio Ambiente, Antônio Generoso, conduziu o encontro e destacou as ações da Secretaria de Meio Ambiente em fiscalizar as denúncias de degradação do rio Itabirito surgidas na reunião como o corte de matas ciliares e descarte de lixo às margens dele e nos córregos.

Os integrantes do Subcomitê avaliaram como muito positiva a reunião, ocorrida entre o Comitê da Bacia do Rio das Velhas e os outros Subcomitês, realizada no início do mês em Belo Horizonte, na qual foram tratadas ações conjuntas para o combate à degradação e consequente preservação dos rios. O presidente da ONG Águas do Acuruí, Odilon de Lima, elogiou a iniciativa como forma de trocar experiências, pois os desafios e os objetivos são os mesmos. “Foi uma ótima oportunidade para apresentarmos os nossos trabalhos, que levaram à limpeza do Rio Itabirito, além de termos tomado conhecimento de outros exemplos exitosos”, comentou.

A gerente da Estação Ecológica de Aredes, Andreia Almeida, falou sobre a posse do Conselho Consultivo da Estação, que vai acontecer na Câmara municipal no dia (28/07). Ela destacou a importância da reserva ecológica por causa dos seus sítios arqueológicos, que precisam ser preservados a todo custo.

O grupo também avaliou como muito exitosa, a expedição promovida pelo projeto Manuelzão, no mês passado, na qual ambientalistas desceram de barco o rio das Velhas, partindo do distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto até Santa Luzia para monitorar a situação dele e seus afluentes.

O presidente Generoso Cotta reconheceu as conquistas, mas afirmou que há muito ainda a ser feito no combate à degradação do meio ambiente. “Precisamos intensificar os trabalhos de educação ambiental para que as pessoas não joguem lixo nos rios, pois infelizmente, foi constatado de forma intensa o descarte de pneus e de eletrodomésticos pelos membros da expedição”, alertou.

Ele ressaltou que a equipe de fiscais da Secretaria tem feito um rigoroso trabalho de apurar todas as denúncias e autuar com rigor os infratores. “Não seremos tolerantes com os poluidores e vamos notificar todas as empresas que por ventura jogarem dejetos no rio”, garantiu o secretário Generoso. Os integrantes do Subcomitê comemoraram que o rio Itabirito se encontra hoje em dia bem mais limpo e isso é muito positivo, pois demonstra que as empresas não estão jogando rejeitos nele. Eles se comprometeram a continuar fiscalizando e desenvolvendo ações propositivas em prol da bacia hidrográfica da região. A reunião recebeu também a visita do integrante do Subcomitê da Bacia Hidrográfica de Guaicuí, Jackson Azevedo.

O Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itabirito foi instituído pelo CBH Rio das Velhas no dia 12 de maio de 2006 e tem atuação na bacia hidrográfica do Rio Itabirito, que integra grande parte do território do município de Itabirito e parte de Ouro Preto. Ele tem composição paritária entre o Poder Público Municipal, Usuários de recursos hídricos e Sociedade Civil Organizada.

As reuniões ordinárias acontecem toda a “segunda” quinta-feira do mês no Parque Ecológico de Itabirito e são abertas ao público.

Subcomitê do Rio Itabirito avalia Expedição Rio das Velhas
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook