Uberaba resgata raízes em Glaura

Ouro Preto,
12 de Novembro de 2011

Um grupo de personalidades culturais uberabenses visitou o distrito ouro-pretano de Glaura, antigo Santo Antônio da Casa Branca, para conhecer o local de nascimento do fundador do arraial de Uberaba, em 1812, major Antônio Eustáquio da Silva e Oliveira, e do primeiro presidente da Câmara Municipal, em 1837, capitão Domingos da Silva e Oliveira.

O prefeito Angelo Oswaldo, que é cidadão honorário de Uberaba, acompanhou a visita e falou sobre a história de Santo Antônio da Casa Branca, hoje Glaura, em homenagem à musa do poeta Manuel Silva Alvarenga, nascido em Ouro Preto e réu da Inconfidência Fluminense, em 1794.

O jornalista e poeta Jorge Alberto Nabut, do “Jornal da Manhã”, o escritor Guido Bilharinho e sua esposa Leda, a diretora do Arquivo Público Municipal, Lélia Bruno, o diretor do Museu de Arte Sacra da Igreja de Santa Rita, artista plástico Hélio Siqueira, e o diretor do Museu de Artes Decorativas, artista plástico Paulo Miranda, foram recebidos no Polo Cultural e no Centro Comunitário de Glaura por moradores do distrito. Eles visitaram a Matriz de Santo Antônio e o centro de Glaura.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook