UTI Neonatal e Casa da Gestantes devem ser implantadas no próximo ano em Ouro Preto

Ouro Preto,
01 de Outubro de 2011

O Ministério da Saúde credenciou Ouro Preto para sediar a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal e a Casa das Gestantes de Alto Risco. As ações integram o programa do governo federal chamado Rede Cegonha, que pretende diminuir bastante a mortalidade materno-infantil em todo o país. A novidade foi anunciada em agosto, com a Deliberação nº896, da Comissão Intergestora Bipartite do Sistema Único de Saúde (SUS-MG).

A ação é fruto do eficiente trabalho desenvolvido no município na área da Saúde. A Prefeitura teve um papel importante nesse sentido ao participar de reuniões com a Secretaria de Estado e apresentar os índices de excelência no atendimento realizado em Ouro Preto. “A UTI Neonatal e a Casa das Gestantes na Santa Casa de Misericórdia representam mais um grande investimento que resulta da união de esforços em prol da saúde dos ouro-pretanos”, avalia o prefeito Angelo Oswaldo.

Segundo o vice-prefeito Dr. Dimas, os equipamentos vão incrementar a saúde das gestantes e dos recém-nascidos, que já configura Ouro Preto como referência na área. “As gestantes de alto risco poderão esperar pelo parto na Casa, aguardando com segurança e recebendo atenção médica, sem os transtornos de precisar ficar se deslocando de sua residência até o hospital, o que beneficiará, sobretudo, a população dos distritos. É a humanização da saúde”, afirma.

O secretário responsável pela pasta, Ariosvaldo Figueiredo, explica que o Estado é dividido em microrregiões. Dos 104 municípios que compõem a microrregião de Belo Horizonte, somente dez vão receber esse complexo de saúde voltado para recém-nascidos e gestantes; uma das cidades contempladas é Ouro Preto. A UTI Neonatal, com seis leitos, e a Casa das Gestantes, com capacidade de 20 leitos, serão instaladas na Santa Casa e prestarão atendimento regionalizado, assistindo também as gestantes de Mariana e Itabirito.

Para Ariosvaldo, o credenciamento é mais um grande passo para a consolidação do SUS em Ouro Preto e região. Ele trará, nos próximos anos, uma significativa contribuição para diminuir a mortalidade infantil na região. Segundo ele, o investimento do governo federal é da ordem de R$17 milhões até o ano de 2014. A partir de outubro deste ano, a Santa Casa começa a receber o recurso para custear as gestantes atendidas na UTI adulta já existente no hospital; e até o final de 2012, deverá construir tanto a UTI Neonatal como a Casa das Gestantes.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook