02 de março de 2012

02 de Março de 2012
Elson Cruz

Elson Cruz

Comentando o carnaval: A alta cúpula da administração do Manoel da Mota e uma legião de admiradores apelidaram já a algum tempo de Joãozinho 30 o nosso carnavalesco Zezé Dureza. Este ano, ele superou as expectativas. O público não cansava de elogiar a criação da decoração de Carnaval, Samba e Futebol, onde os arranjos e as caricaturas de personalidades famosas despertaram a atenção dos 40 mil foliões.

Emocionante: A alegria da Bandalheira em abrir espaço para homenagear o saudoso Maestro Anésio. A viúva, filhos e familiares foram agraciados com belo troféu simbolizando a homenagem póstuma ao saudoso Anésio de Zé Ferreira, com belas palavras proferidas pelo desembargador José Antônio Braga. Anésio em vida foi exemplo de alegria e companheirismo.

Marcante: Centenas de pessoas compareceram ao Cemitério Bosque da Esperança para prestar sua última homenagem a Mateus Martins Paranhos, que foi sepultado no domingo de carnaval. Mateus, filho de tradicional família itabiritense, foi vice-prefeito com o saudoso Professor Bastos. Prestou grandes serviços a sociedade e foi através de um trabalho sério e competente que colaborou com os clubes tradicionais da cidade como Esperança, Itabiritense, Banda Santa Cecília, Movimento de Cursilhista, etc. Itabirito está de luto. À família, nossos pêsames.

Processos: Somente sob a determinação de uma gestão pública eficiente é possível realizar um carnaval classificado entre os melhores de Minas Gerais. O secretário de Cultura Ivacy Simões nos confidenciou que enfrentou quase 40 processos arquitetados para suspender e não realizar o carnaval. Dois cidadãos lideraram o ranking processual e só não obtiveram êxito graças a atuação de toda a equipe do atual prefeito, que não mediu esforços para oferecer o melhor carnaval para o povo de Itabirito. Na história ele fica marcado como o homem que superou seis enchentes, e no mês seguinte, realizou o melhor carnaval da última década.

Tempo de recordar: Por falar em Ivacy Simões, nos anos 80 ele dirigia com muito sucesso o jornal Itabirito Noticias, que dentre tantos artigos e informações trazia a coluna “O Olho”, satirizando fatos da época. Em período de carnaval, o olho se referia aos homens vestidos de mulher como: ou foi, ou é, ou será. Causando muita polêmica e provocando muita gargalhada.

Por onde anda? Izabela, que tem realizado um trabalho admirável na presidência do CLUMI (Clube da Melhor Idade) propiciando momentos de entretenimento a todos os integrantes, além de promover o companheirismo e solidariedade e ainda interessantes viagens turísticas. Izabela, com sua liderança e determinação, é destaque na região dos Inconfidentes.

Beco do Rato: Na última sexta estivemos visitando o Beco do Rato na Lapa, Rio de Janeiro. Dirigido pelo Márcio Pacheco, filho do saudoso taxista Bicicleta, o Beco do Rato é uma Casa de Samba que conta com vários ambientes, e que reúne gente alegre e que gosta de cultura, arte e dança. Márcio Pacheco divulga sempre Itabirito, sua terra natal e dispensa um carinho especial aos conterrâneos da Pedra Bonita.

Opinião: Colhemos opiniões de turistas que participaram do carnaval nos seis dias. Eles apontam fatores relevantes que fizeram nossa festa de Momo ser uma das melhores já realizadas: Foram citados: segurança – estrutura montada na Saúde – qualidade das 50 bandas que se apresentaram – Matinê infantil – qualidade de atendimento nas barracas – diversificação de Shows – ênfase nas marchinhas e musicas antigas – qualidade dos Trios Elétricos – Banda de Rock – presença do secretário de cultura e equipe nos Shows – carnaval a moda antiga na sala dos Ferroviários – shows de destaque na Praça dos Correios – carnaval em Acuruí e São Gonçalo do Bação – eficiência da Polícia Militar , Guarda municipal e Bombeiros – trânsito com melhor fluxo – limpeza e lavagem das vias públicas – comprometimento da equipe organizadora – receptividade do povo de Itabirito – e decoração de alto nível.

Supreendente: A equipe comandada por Ricardo Oliveira consegue bater todos recordes na execução da limpeza das vias públicas pós carnaval e nos dias da festa de momo. De 5h as 9h, nossas ruas voltaram à normalidade, as ruas do centro dedetizadas e com aroma agradável. Em gestão publica isto se chama competência. Parabéns!

Para Refletir: Não são todos que vibram com seu sucesso. Imagine uma cidade feliz!

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook