A bandeira que tremula nos corações

18 de Novembro de 2011
João de Carvalho

João de Carvalho

A Bandeira do Brasil é um, dos símbolos nacionais, sendo instituída pelo decreto nº 4 de 19 de Novembro de 1889, conservando as cores imperiais, há 122 anos. Olavo Bilac foi o autor do Hino à Bandeira Nacional.

Eis, partes de suas estrofes e versos:

“Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz”.

É emocionante, nas Olimpíadas, ver os desportistas brasileiros carregando, cantando, agitando, desfilando com o mais querido símbolo de nosso Brasil. Portada como estandarte, carregado no peito, com vibração e muito amor. Nossa Bandeira é defendida em todas as modalidades esportivas, com muita raça e vibração.

“Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever;
E o Brasil, por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser”.

Nas maiores, melhores e mais bem organizadas solenidades, ela, a Bandeira tremula altaneira na haste maior. As cores são interpretadas historicamente assim: o branco e o azul lembram o Brasil Colônia; o auriverde é o traço de união entre Monarquia e República; as estrelas representam os Estados e Territórios; o amarelo, as riquezas nacionais.

“Sobre a imensa Nação brasileira,
Nos momentos de festa e de dor,
Paira sempre, sagrada Bandeira,
Pavilhão da justiça e do amor”.

Foi idealizada por Miguel Lemos, projetada por Raimundo Teixeira Mendes e musicada por Francisco Braga. Os demais símbolos nacionais são: O Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional. Neles todos, pulsam a alma e o coração dos brasileiros, residentes aqui ou no estrangeiro. Nós, que felizmente temos a sorte de estarmos no Brasil, vibramos com nossa Bandeira, saudamos e aplaudímo-la com o coração aos pulos. Os que estão ausentes, sentem a dor da saudade, e como dói a lembrança, vendo este manto sagrado, sem poder pisar o solo brasileiro. Resta a eles a esperança de um dia voltar à Pátria.

“Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!”

A Lei nº 5.700/1971, elaborada durante o Governo Militar, confirma o hasteamento da Bandeira Nacional em todas as solenidades, foi recepcionada pela Constituição Federal de 1988 e já conta com 40 anos de vigência, tendo sofrido pequenas alterações. A Bandeira representa a Pátria na exaltação dos nossos valores morais, tradicionais, gloriosos e históricos. É credora, a Bandeira, do nosso afeto incondicional.

“Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.”

Esta é a força da nossa mente, o estímulo do nosso coração, a expressão da nossa alma, na guerra ou na paz, na vida e na morte, no tempo ou na eternidade.

Salve a Bandeira do Brasil!

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook