A saga da família Melo em Itabirito

06 de Maio de 2015
João de Carvalho

João de Carvalho

A MORTE do advogado José Gonçalves de Melo Neto não só cobriu de luto toda a classe advocatícia, mas despertou para um gesto de admiração e simpatia por toda a família em geral. Zezinho, assim mais conhecido, ficava sentado à entrada da casa de seus pais, bem no centro da cidade, trocando conversa com todos que o viam e lhe dirigiam augúrios e sentimentos de rápido restabelecimento. Mas, infelizmente, Deus lhe reservara outro destino. A família Melo por mais de meio século, dirigiu o Educandário São Geraldo formado pela Escola Comercial Monsenhor Messias, funcionando à noite; pela Escola Normal Darcy Vargas e pelo Ginásio Guilherme Gonçalves (o famoso GGG). A educação e a instrução formam um binômio glorioso e sagrado, ao qual se dedicaram seus principais representantes. Entrei para o quadro geral dos professores (as) em 1966, com um acolhimento que me marcou profundamente.

ENTRE OS múltiplos nomes da diretoria, não posso me esquecer de Dona Maria José Gonzaga de Melo Pereira Lima, pela sua admirável operosidade e capacidade administrativa escolar. Foi ela a grande presença diária na Escola, com dedicação integral, consciente, reta e ética, por muitos anos. Dezenas de turmas de formandos, hoje gente ilustre nas mais variadas profissões da região e de Minas, se recordam desta diretora e mestra que viveu para a causa da educação. Ao seu lado, dando apoio incondicional, seus irmãos, Professores José Gonçalves de Melo Filho e Rui Gonzaga de Melo (este a maior e mais rica personagem viva da educação itabiritense). Quem não conhece o Professor Rui, residente e domiciliado à Praça Dr. Guilherme, casado com Dona Eunice, bem no centro de Itabirito? Não posso omitir os nomes dos irmãos, Dr. Paulo Gonçalves de Melo, Maria de Lourdes, Maria do Carmo e Alcides Gonçalves de Melo. Guardo na minha memória a lembrança de meus colegas Professores(as), no período áureo do Educandário São Geraldo, posteriormente adquirido pela Prefeitura, que lhe deu o nome atual de Centro Educacional Municipal de Itabirito, conhecido pela sigla CEMI. A instrução continua em ritmo ascendente, honrando as mais destacadas tradições recebidas do passado, com excelente atualização dos métodos educacionais. Educar é formar pessoas de caráter e conhecimento para o futuro. Este objetivo jamais fugiu ou escapou das intenções de todas as diretorias deste estabelecimento que honra e orgulha a todos nós, que dele fizemos parte, por longos anos, quer como professores(as), quer como alunos(as). A consciência de cidadania forjada no ensino sério, competente e persistente leva os alunos(as) à uma vida de dignidade, eficiência e excelência profissional, moral e ética às mais nobres atitudes de seu comportamento social. Alegro-me por ter sido parte, ainda que pequena, desta geração de mestres que são lembrados pela maioria de inúmeras turmas de formandos do Educandário São Geraldo. Isto foi no século passado, no milênio anterior, mas cujos frutos sadios, desabrocharam na geração do século XXI, no milênio atual. À saga da família Melo, a homenagem deste colunista que dedicou quase quatro décadas à instrução, à educação, à justiça e ao jornalismo de Itabirito.

ENFIM, Zezinho: “Na mão de Deus, na Sua mão direita, descansou, afinal, teu coração... Dorme o teu sono, coração liberto, dorme na mão de Deus eternamente” (Antério de Quental).

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook